VÍDEO: Discussão acalorada marca sessão da Câmara de Santa Helena, mas projetos importantes são aprovados
O presidente da Casa legislativa foi entrevistado no programa Olho Vivo e explicou a confusão entre os parlamentares. Ele garantiu que esta foi a primeira vez que algo desta natureza aconteceu
O vereador Neném da Bonita (Republicanos), presidente da Câmara de Santa Helena, concedeu entrevista no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta segunda-feira (11), e esclareceu uma discussão ocorrida na sessão da Casa Legislativa na última sexta-feira (8).
Em vídeo que ficou registrado, a confusão entre os parlamentares gerou um clima tenso e causou tumulto no plenário.
Segundo Neném, o fato se deu em virtude de que o vereador Breno Rolim (Republicanos) quis mudar seu voto em um determinado projeto, mesmo depois de já ter votado a favor. Em um dado momento, Breno pede vista, momento em que é questionado pelo presidente.
Na entrevista no Olho Vivo, o presidente da Câmara lamentou pelo ocorrido e disse que foi a primeira vez que houve uma discussão acalorada no ambiente.
“Eu lamento o episódio que aconteceu. É claro que é uma coisa peculiar, algo inédito em nossa Casa. Sei da postura do vereador Breno, sei da postura dos vereadores da oposição, prestamos uma entrevista em seguida parabenizando a todos os vereadores – mas infelizmente, eu teria que voltar o voto dele, anular minha aprovação, então, não teria nenhum sentido ter todo um regimento para gente seguir se a gente pudesse em seguida mudar tudo”, explicou o vereador.
Ele disse ainda que sua postura foi orientada pela assessoria jurídica. “Foi feito dentro dos trâmites legais regido pelo Regimento Interno”, destacou.
Entenda os projetos
Na sessão ordinária da última sexta-feira (8), a Câmara Municipal de Santa Helena analisou e votou uma série de propostas consideradas relevantes para a população.
Projetos aprovados:
- Projeto de Lei 042/2025 (registrado no sistema Sapele como nº 47): autoriza o Poder Executivo a pagar uma bolsa de R$ 100 aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.
- Projeto de Lei 043/2025: concede adicional de insalubridade ao servidor que exerce a função de coveiro.
- Projeto de Lei 044/2025: autoriza a criação do programa Educador Social por meio de voluntariado (cuidadores) no município.
- Indicação do vereador Breno Rolim: inclui agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) no rateio do incentivo federal destinado às equipes de atenção básica.
Projeto reprovado:
- Projeto de Lei 045/2025: instituía o Serviço Voluntário no município, oferecendo a estudantes universitários e graduados a possibilidade de atuar para adquirir experiência profissional, com pagamento de um valor simbólico para auxiliar nas despesas.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário