VÍDEO: Heron Cid comenta fala de Valdemar da Costa Neto sobre tentativa de golpe: “confissão, quase denúncia”
Para o colunista, a palavra do líder político tem muito peso e atinge não apenas o ex-presidente Bolsonaro e aliados já condenados, mas também todo o bolsonarismo
Em seu comentário no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o jornalista Heron Cid repercutiu a declaração do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, que admitiu a existência de um planejamento de golpe político no Brasil.
Segundo Heron, a fala pode ser tratada como “uma revelação – uma confidência”, já que Valdemar não utilizou subterfúgios nem suavizou termos. “Ele usou cabalmente, textualmente, essa expressão: golpe. Ao dizer numa entrevista gravada, pública, de que houve sim movimento por um golpe”, destacou o jornalista.
Heron lembrou que o presidente do PL foi objetivo e direto: “Ele não parafraseou, ele não maquiou, ele enfrentou a expressão correta do que houve em conspiração, em maquinação, em planejamento… todo o processo para que houvesse no Brasil uma tentativa de ruptura institucional, um inconformismo com o resultado das urnas. Resumindo: uma tentativa de anulação da vontade popular e de perpetuação no poder através de uma violação da Constituição do Brasil.”
LEIA TAMBÉM:
Para o colunista, a palavra de Valdemar da Costa Neto tem muito peso político e jurídico, atingindo não apenas o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados já condenados pelos atos de 8 de janeiro, mas também todo o bolsonarismo. “O que Valdemar disse foi apenas a expressão de uma confissão, quase uma denúncia. Não uma denúncia de fora, mas uma denúncia de dentro, foi uma explosão de um sincericídio”, analisou.
A fala que gerou repercussão ocorreu no último sábado (13), durante um evento no interior de São Paulo. Na ocasião, Valdemar declarou:
“Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe efetivamente. No Brasil, a lei diz o seguinte: se você planejar um assassinato, planejou tudo, mas não fez nada, não tentou, não é crime. O golpe não foi crime.”
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário