Sem Fraude: Dois municípios do Sertão vão adotar urnas biométricas em eleições 2012
Biometria é um sistema que tem o objetivo de evitar fraudes nas eleições.
Duas cidades do Sertão da Paraíba, mais precisamente do Vale do Piancó vão utilizar urnas biométricas nas eleições municipais deste ano. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a tecnologia vai estar presente em Piancó e em Santana dos Garrotes.
O número de cidades que fizeram o cadastramento biométrico para as eleições desse ano duplicou em relação ao pleito de 2010. Na votação passada, apenas duas cidades na Paraíba utilizaram o sistema. Este ano são quatro cidades em todo o Estado, somando um total de 71 mil eleitores.
Apesar desse aumento, o TRE ainda considera pequeno o número de eleitores que vão votar biometricamente. “Nós temos mais de 2.800 milhões de eleitores e essas cidades representam menos de 3%”, disse a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat.
Luciana explicou que o recadastramento dos eleitores de Santana dos Garrotes e Piancó foi feito entre janeiro e março. As outras cidades que adotarão esse sistema na Paraíba são Cabedelo e Pedras de Fogo.
Entenda
A biometria é um sistema que tem o objetivo de evitar fraudes nas eleições. O eleitor tem a identidade confirmada a partir de um leitor de impressões digitais que é acoplado à urna eletrônica.
DIÁRIO DO SERTÃO com G1PB
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário