header top bar

section content

As dívidas do Hospital de CZ e foguetório da administração estão na Faisqueira. Veja!

A coluna retrata semanalmente as principais notícias políticas de Cajazeiras e região

Por

22/10/2011 às 19h16

Audiência do reino animal
Uma matilha, coordenada por uma cadela vira-lata, moradora de rua de Cajazeiras, esteve esta semana no Paço Municipal, tentando uma conversa com o encarregado oficial de soltar foguetões, durante as solenidades das assinaturas das “ordens de serviços”, mas depois de uma longa espera, a matilha tentou ainda uma audiência com o chefe do executivo municipal, mas terminou saindo com o rabo entre as pernas sem nada conseguir. O motivo da audiência: as cadelas estão se queixando que a cada foguetório os seus “companheiros” abrem no mundo e não voltam mais. Au! Au! Au!

Audiência do reino animal 2
Mas a revolta da matilha aumentou e se tornou insuportável a ela desde o dia da posse do novo secretario de agricultura do município, sindicalista Rildo Soares, quando se registrou o maior foguetório da história de Cajazeiras. A pobre vira-lata comentou: não sabia que este secretário ia ser tão festejado.

Movimentação de terra
Nunca, no município de Cajazeiras, se viu uma movimentação de terra como nos dias atuais. Em um local retira-se a terra para aprofundar um açude na zona rural, para outro se leva terra para tapar um buraco de um imóvel urbano. É o côncavo e o convexo. É obra para quem tem muita grana.

Movimentação de dinheiro
Nunca, neste país, com a ajuda da imprensa, se descobriram tantos ladrões, todos de “colarinho branco” e nas barbas do Supremo Tribunal Federal. É um escândalo por semana. E se em Brasília e em outras grandes cidades do país eles agem desta maneira, nas vizinhanças da justiça, imagine o que não fazem os agentes políticos das “bibocas de serra” e dos grotões de miséria deste imenso e assaltado Brasil, onde não existe fiscalização nenhuma.

Portal da transparência
Finalmente o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba postou no Sagres as informações financeiras e contábeis das prefeituras do estado, relativas ao mês de agosto de 2011. O Portal da Transparência da prefeitura de Cajazeiras só tem informações até o mês de julho. Existe uma promessa do executivo municipal que precisa ser cumprida: informação em tempo real e não com atraso de 80 dias. Sonho? Utopia?

Hospital infantil
Não tem quem desate os nós que foram dados no Hospital Infantil de Cajazeiras. A cada dia mais um é dado: são dividas com o INSS, trabalhistas e de pessoal. E agora tem uma enorme pedra no meio do caminho da sua doação para a Universidade Federal de Campina Grande: o Ministro da Educação teria dito um sonoro NÂO a esta pretensão.

Hospital Infantil
Mas ao mesmo tempo em que o ministro fechou uma porta, talvez com a aprovação de uma Lei que vai criar um órgão para tomar de conta dos hospitais universitários, abre-se uma janela. Imagine o quanto este processo vai ser lento. O professor Thompson Mariz, reitor da UFCG, ardoroso defensor da idéia, poderá não ver a conclusão deste processo antes do término de seu mandato. Só tem um caminho para resolver o impasse: através da pressão política e da sociedade civil organizada.

Hospital Infantil 3
Enquanto isto, a prefeitura municipal de Cajazeiras, que deseja “se ver livre”, até um concurso público que faria para cobrir as vagas existentes naquela casa de saúde, foi cancelado, crente que com a doação tudo seria resolvido. Este é o tipo do presente que não tem destinatário, a não ser que o reitor, com seu imenso prestigio junto ao MEC, tenha autorização para desembrulhá-lo.

Hospital Infantil 4
A prefeitura tem que rever a questão do concurso, senão, depois dos 120 dias da assinatura do acordo feito com o Ministério Público Federal, caso o concurso não seja realizado, a prefeitura vai pagar uma multa diária de 10 salários mínimos. Qual será o próximo nó a ser desatado?

Vivo
O ex-senador Efraim Morais, presidente do Democratas na Paraíba, anda falando que o seu partido sairá vitorioso, nas eleições municipais em Cajazeiras, Patos, Sapé e Bayeux e quem pensar que o DEM tá morto pode ir tirando o véu da cabeça porque não tem missa de 7º dia.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: