header top bar

section content

VÍDEO: Religiões de matriz africana realizam inédita festa para Yemanjá no Açude Grande de Cajazeiras

O evento está marcado para as 17h deste domingo e promete reunir representantes de diversos terreiros, além de simpatizantes e curiosos

Por Jocivan Pinheiro

01/02/2020 às 15h02 • atualizado em 01/02/2020 às 21h12

Praticantes e admiradores das religiões de matriz africana vão se reunir em um evento inédito em Cajazeiras, na tarde deste domingo (02), na Praça do Leblon, às margens do Açude Grande.

A 1ª Festa a Yemanjá será uma celebração não só à Rainha do Mar, mas também às religiões e manifestações culturais afrodescendentes que crescem no Sertão paraibano.

O evento está marcado para as 17h e promete reunir representantes de diversos terreiros, além de simpatizantes e curiosos.

De acordo com a yalorixá Severina Bárbara, haverá apresentações dos terreiros e ritual de oferenda nas águas do açude: “A gente está fazendo uma união entre as religiões, não é fazer com que todo mundo seja da mesma religião, é ser respeitado e respeitar as religiões”, frisou.

VEJA TAMBÉM

Jovens que comeram oferenda em açude na região de Patos não sofrerão nenhum mal, diz yalorixá

Rainha do Mar

Yemanjá é uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Muito cultuada e respeitada, ela é tida como a mãe de quase todos os orixás. Sua representatividade está muito ligada à fecundidade, por isso foi destinado a ela o mistério da geração.

Na África seu nome tem origem nos termos do idioma yorubá “Yèyé Omo Ejá”, que significa mãe dos filhos-peixe. No Brasil, ela também recebe os nomes: Inaé, Ísis, Janaína, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar e Sereia do Mar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: