header top bar

section content

VÍDEO: Católicos lotam Catedral Nossa Senhora da Piedade na missa da Quarta-feira de Cinzas em Cajazeiras

Iniciada às 19h, a missa marcou o início da Quaresma na Diocese de Cajazeiras em preparação para a Páscoa. O padre Severino Elias, Cura da Catedral, divulgou a programação quaresmal da paróquia Nossa Senhora da Piedade

Por Luiz Adriano

23/02/2023 às 18h54 • atualizado em 23/02/2023 às 19h07

Fiéis católicos lotaram a Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, nesta quarta (22), para a tradicional missa de Quarta-feira de Cinzas. A cerimônia foi presidida pelo bispo Dom Francisco de Sales e concelebrada pelos padres Severino Elias e Josinaldo Pereira.

Iniciada às 19h, a missa marcou o início da Quaresma na Diocese de Cajazeiras em preparação para a Páscoa.

A cerimônia foi presidida pelo bispo Dom Francisco de Sales – foto: TV Diário do Sertão

É na Quarta-feira de Cinzas que a Igreja Católica dá início à Quaresma, período marcado pelo jejum, pela oração e pela penitência. Nesta celebração com a imposição das cinzas na testa dos fiéis, a igreja recorda quão frágil e passageira é a vida humana.

Tradicionalmente o sacerdote desenha uma cruz de cinzas na testa dos fiéis – foto: TV Diário do Sertão

Ao longo da quaresma, a paróquia Catedral Nossa Senhora da Piedade desenvolverá uma programação especial para que os fiéis possam meditar sobre as reflexões que a igreja pede neste período. É o que afirma o padre Severino Elias, Cura da Catedral.

“Nós hoje celebramos a Quarta-feira de Cinzas, uma celebração muito significativa no ano litúrgico da igreja, porque com essa celebração nós abrimos oficialmente o tempo quaresmal, tempo que deve ser marcado pela oração, pela caridade e também pela penitência. A celebração de Cinzas marca o início desse caminho quaresmal.

E aqui na nossa igreja catedral, na paróquia Nossa Senhora da Piedade, nós teremos uma programação específica para o tempo da quaresma. Nas segundas-feiras nós iremos celebrar nas comunidades rurais refletindo o tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2023, ‘Fraternidade e Fome’; nas quartas-feiras também nós iremos celebrar refletindo sobre a Campanha da Fraternidade nos setores urbanos da catedral; e nas sextas-feiras teremos sempre aqui na catedral a partir das 16h a celebração da tradicional via-sacra.

É essa a nossa programação, deixo já aqui o convite para que a nossa comunidade de fiéis participe ativamente desses momentos e viva profundamente o tempo da Quaresma”, disse padre Severino.

Veja mais fotos da missa de Quarta-feira de Cinzas na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: