header top bar

section content

VÍDEO: Romaria de Frei Damião atravessa Cajazeiras pela madrugada com devoção e bênção aos pés da imagem

Devotos do frade capuchinho se concentraram na Igreja São João Bosco desde às 3 horas da madrugada e percorreram ruas rezando e louvando à memória do Frei considerado santo por muitos brasileiros

Por Jocivan Pinheiro

01/06/2023 às 16h18 • atualizado em 01/06/2023 às 17h19

Foi realizada em Cajazeiras, nas primeiras horas da quarta-feira (31), a 5ª Romaria em Homenagem a Frei Damião. Devotos do frade capuchinho se concentraram na Igreja São João Bosco desde às 3 horas da madrugada e percorreram ruas rezando e louvando à memória do Frei que já é considerado santo por muitos brasileiros.

A Romaria chegou ao destino final na comunidade Agrovila, onde existe um local com a imagem do Frei. Após o terço, o Padre Francivaldo Albuquerque abençoou os romeiros. Em seguida foi servido um café da manhã comunitário.

“Essa organização popular faz muito bem porque acende a devoção ao Frei Damião, que durante 50 anos passou nesse Nordeste todo motivando a fé das pessoas, colocando as pessoas no caminho de Deus. Isso é muito bonito”, destacou o Padre Francivaldo.

Elmo Lacerda, organizador da Romaria, fala da importância de torná-la uma tradição católica e cultural na região. “Para mim é um motivo de satisfação poder organizar um evento como esse, pelo quinto ano consecutivo, o povo de Deus nas ruas de Cajazeiras recordando e celebrando a memória de Frei Damião de Bozzano.

Imagem de Frei Damião em santuário na Agrovila, em Cajazeiras (Foto: Victor Batista/Diário do Sertão)

O italiano Pio Giannotti, que ficaria conhecido como Frei Damião de Bozzano, por ter nascido em Bozzano, na Itália, foi um dos membros mais famosos da Ordem dos Frades Capuchinhos. Após servir como militar na Primeira Guerra Mundial, ele finalmente foi ordenado sacerdote em agosto de 1923, em Roma. Em 1931, foi enviado ao Brasil e se estabeleceu no convento Nossa Senhora da Penha, no Recife (PE). Depois disso, foram 66 anos dedicados às Santas Missões, quando fazia sermões, catequeses, visita a enfermos e presidiários, além de atender às confissões dos fiéis em diversas cidades do Brasil, sobretudo no Nordeste.

Com o passar dos anos, adquiriu uma deformação na coluna que o deixou bastante encurvado, provocando dificuldades na fala, na respiração e na circulação sanguínea. Mesmo assim, Frei Damião professou a Palavra de Deus até os últimos dias de sua vida, vindo a falecer em maio de 1997. A ele são atribuídos diversos milagres.

Em 2019, uma decisão do Papa Francisco deixou Frei Damião de Bozzano mais perto da beatificação. Um decreto do sumo pontífice, editado no Vaticano, reconheceu como venerável o frade capuchinho, ou seja, o Papa reconhece para a comunidade da Igreja Católica que Frei Damião exerceu, em grau heroico, as virtudes cristãs.


Mais fotos

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: