header top bar

section content

VÍDEO: 7ª edição da Caminhada de São Francisco tem estimativa de público recorde, prevê idealizador

A caminhada entre Cajazeiras e São João do Rio do Peixe começou a partir de uma promessa feita pelo comerciante Sandro Lindomar. Desde então, o número de participantes vem crescendo

Por Jocivan Pinheiro

03/10/2023 às 16h23

Nessa quarta-feira (4) acontece a 7ª Caminhada de São Francisco de Assis, entre as cidades de Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba. A caminhada começou a partir de uma promessa feita pelo comerciante cajazeirense Sandro Lindomar. Desde então, o número de participantes vem crescendo.

“Eu achava que a minha vida todinha ia ser sozinho nessa estrada, mas no ano seguinte eu tive o apoio de um amigo; no segundo e terceiro anos eu tive o apoio de mais três e quatro amigos, e hoje eu tenho levado muitas pessoas. A cada ano que passa, esse número aumenta, e hoje eu sei que essa caminhada não vai ficar só enquanto eu viver. Hoje eu sei que mesmo que eu me for, vão ficar as pessoas que caminham comigo, os descendentes que irão vir e que vão caminhar e nunca vai parar. Então essa caminhada agora é por toda a vida”, disse Sandro Lindomar, mocionado, no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão.

Em 2022 a caminhada reuniu em torno de 50 pessoas. Nesse ano, a estimativa dos organizadores é que mais de 100 fiéis façam o percurso. “O número só tende a aumentar, porque quem vai uma vez, no ano seguinte chama alguém para ir junto; e esse alguém chama alguém; e esse outro alguém chama mais alguém, e assim criou aquela ponte de fé entre Cajazeiras e São João do Rio do Peixe”, destacou Sandro Lindomar.

Devoto franciscano há muitos anos, Sandro resolveu fazer a caminhada pela rodovia PB-393, de Cajazeiras a São João do Rio do Peixe, após um dos seus filhos conseguir passar no vestibular para Medicina. Foi essa graça que o comerciante pediu ao santo.

Os devotos saem de Cajazeiras à meia noite, percorreram cerca de 25 km a pé, escoltados por bombeiros e policiais militares, até chegarem à Capela de São Francisco, em São João do Rio do Peixe, por volta das 6h da manhã. Em seguida ocorre uma missa campal nos arredores da antiga estação de trem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: