header top bar

section content

VÍDEO: Dom Francisco de Sales se pronuncia após anúncio de transferência para o RN e anuncia data de despedida

O Bispo se despedirá na data em que a Diocese de Cajazeiras celebra 110 anos de criação canônica e abre as comemorações de um intenso ano. Sua posse em Mossoró está marcada para fevereiro de 2024

Por Luiz Adriano

18/11/2023 às 14h47 • atualizado em 18/11/2023 às 15h01

O Bispo da Diocese de Cajazeiras, dom Francisco de Sales, se pronunciou após anúncio de sua transferência de Cajazeiras para assumir o governo pastoral da diocese de Santa Luzia, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

“Cremos pela missão que Deus nos confiou que a vontade de Deus passa pelo discernimento da igreja que nos confia a responsabilidade do pastoreio do seu povo. Este sem dúvida é um momento intenso na nossa vida, no qual nós nos revestimos de sentimento, de profunda gratidão por esta querida Diocese de Cajazeiras, lugar do aprendizado, do exercício primeiro, da minha missão pastoral como bispo”, disse o sacerdote em vídeo do canal do Youtube da diocese cajazeirense.

Ele falou das coisas boas que deixará para os fiéis após o período à frente da diocese e explicou que continuará em Cajazeiras nos próximos meses.

“Certamente algo de mim aqui ficará nesta diocese pelo tempo que aqui fiquei, pela presença, pela missão, pelo modo como nós buscamos trabalhar e servir nesta igreja […]. Teremos tempo nesses próximos meses para nos abraçarmos, nos despedirmos e celebrarmos com intensidade também os frutos deste tempo de graça vivido aqui na diocese de Cajazeiras”, disse dom Francisco de Sales.

Dom Francisco de Sales

DESPEDIDA

Ele ressaltou que a abertura das comemorações dos 110 anos da diocese de Cajazeiras que está marcada para o dia 6 de fevereiro de 2024, será um momento especial onde irá acontecer sua despedida da Terra do Padre Rolim.

“Espero celebrar a abertura desse evento no dia 6 de fevereiro, ocasião também na qual celebraremos de forma festiva e agradecida, a conclusão do nosso ministério junto ao querido povo de Deus desta amada diocese de Cajazeiras”, concluiu.

ANÚNCIO DA TRANSFERÊNCIA

O anúncio foi divulgado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na manhã deste sábado (18). De acordo com a informação da instituição, a mudança se dá devido ao pedido de renúncia do atual Bispo que liderava a Diocese norte-rio-grandense, o qual em razão da idade pediu seu afastamento.

“O Papa Francisco acolheu nesse sábado, 18 de novembro, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, para a diocese de Mossoró”, informou a CNBB.

TRÂMITES DA MUDANÇA

Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales permanecerá como administrador apostólico da referida Diocese até a data de sua despedida que se dará em 6 de fevereiro de 2024. Sua posse em Mossoró está marcada para acontecer no dia 17 do mesmo mês.

Após a despedida, a Diocese entrará em um período de vacância. A partir daí, o Colégio de Consultores deverá eleger um padre para ser administrador diocesano até a nomeação de um novo bispo que será feita pelo Papa Francisco.

7 ANOS EM CAJAZEIRAS

Dom Francisco de Sales foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, e tomou posse na diocese Cajazeirense em 4 de setembro do mesmo ano.

Em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.

Biografia de dom Francisco de Sales

Dom Francisco de Sales nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995. Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: