header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo comemora redução de suicídios em Cajazeiras, mas cobra mais capacitação na assistência

Para melhorar ainda mais o índice, ele alerta para a necessidade de não resumir a campanha ao mês de setembro e fortalecer a rede de assistência

Por Jocivan Pinheiro

29/09/2017 às 16h09 • atualizado em 29/09/2017 às 16h14

Chega ao fim o “Setembro Amarelo”, uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, e o balanço em Cajazeiras está sendo comemorado pelo psicólogo Damião Junior, cuja formação acadêmica é voltada para o estudo do suicídio.

Segundo ele, a campanha está incentivando cada vez mais as pessoas a falarem sobre suicídio, e o resultado disso foi uma redução significativa na taxa de suicídios no município.

“É interessante avaliar como houve frutos, principalmente aqui na região de Cajazeiras. Esse foi um ano atípico porque foi o ano de discutir, de falar abertamente sobre o suicídio, e isso chegou até os jovens, adultos, idosos, até as crianças. Esse ano houve uma abrangência nas discussões, especialmente em Cajazeiras”, comemora.

VEJA TAMBÉM: Lutando pela vida, jovem faz vídeo e fala de campanha contra o suicídio

Apesar da redução, ele informa que a média é de um suicídio por mês na região, número que ainda preocupa. Para melhorar mais esse índice, Damião alerta para a necessidade de não resumir a campanha ao mês de setembro, mas estendê-la pelo ano todo e otimizá-la através do fortalecimento da rede de assistência. Esse fortalecimento se dá melhorando a comunicação entre as instituições e capacitando as pessoas para o acolhimento.

“Não é somente uma campanha de setembro, mas de janeiro a janeiro. Que cada prefeitura possa realizar capacitação. O que se faz necessário é que não vire um modismo de cor. Existe a necessidade de capacitação daqui para frente”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: