header top bar

section content

Você sabia que existem 6 produtos para cabelo que são proibidos no Brasil? Um deles causaria até câncer

A Anvisa vetou a venda de diferentes cosméticos capilares, de condicionador a alisante. E o pior: um continha formol, uma substância cancerígena

Por Saúde

07/04/2018 às 07h30

Tome cuidado antes de comprar qualquer produto estético para cabelo (Foto: Fábio Castelo/SAÚDE é Vital)

Mais uma leva de produtos estéticos para o cabelo foram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nenhum deles tinha registro – o que impossibilita qualquer análise de segurança – e um apresentou até formol, uma substância que causa câncer.

Com a decisão, os itens “Poderoso Cremão”, “Coisa de Louco”, “Verão” e “Comigo Ninguém Pode” – todos da marca Madame Look – deixam de ser vendidos e distribuídos no Brasil. O condicionador para cabelos normais da marca Cocoricó também não será mais comercializado por falta de registro.

Alguns desses cremes alegavam hidratar o cabelo ou “amenizar a agressão da química em geral”. Mas, claro, nenhum trazia qualquer comprovação de eficiência ou de que não ocasionava danos à saúde.

O formol e o câncer
A situação mais preocupante envolve o alisante de cabelo BTX-Botox – Realinhamento Térmico. Além da ausência de cadastro na Anvisa, o cosmético possuía formol em sua composição, segundo um teste realizado.

E, para quem não conhece, essa substância provoca uma série de efeitos negativos, que vão de irritações na pele a câncer nas vias respiratórias – quando aquecido com a chapinha, o formol pode ser inalado.

Pouco tempo atrás, outros alisantes foram proibidos por conterem formol. Diante desse cenário, converse com o cabeleireiro e faça questão de utilizar produtos realmente confiáveis.

Fonte: Saúde - https://saude.abril.com.br/bem-estar/6-produtos-para-cabelo-sao-proibidos-no-brasil-um-causaria-ate-cancer/

Recomendado pelo Google: