header top bar

section content

VÍDEO: Cirurgião explica como tratar de deformidades na região da boca e disfunções nos ossos da face

De acordo com o cirurgião dentista Oscar Sobral Filho, especialista em cirurgias bucomaxilofaciais, há tratamentos em que é necessário o envolvimento de vários outros profissionais

Por Jocivan Pinheiro

01/02/2019 às 17h08 • atualizado em 01/02/2019 às 17h11

O cirurgião bucomaxilofacial é um dos profissionais mais importantes da área da odontologia e tem sido cada vez mais requisitado pelas pessoas, seja para correções de funções, traumas, deficiências ou estéticas. Mas, na maioria dos tratamentos ele não atua sozinho.

De acordo com o cirurgião dentista Oscar Sobral Filho, especialista em cirurgias bucomaxilofaciais, há tratamentos em que é necessário o envolvimento de vários outros profissionais. É o caso, por exemplo, da fissura labiopalatina, uma deformidade genética no céu da boca que se estende até o lábio superior e compromete várias funções primordiais como respiração, alimentação e fonética.

VEJA TAMBÉM

+ Especialista em cirurgias bucomaxilofaciais tira dúvidas sobre cuidados com a região da boca

Segundo Dr. Oscar Filho, para tratar desse problema é necessário acompanhamento do cirurgião bucomaxilofacial, do dentista da unidade de saúde, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e até assistente social. Para recuperar as funções e corrigir esteticamente a região afetada, o paciente passa por vários procedimentos cirúrgicos.

Esse acompanhamento multiprofissional também se faz necessário em casos de reabilitação protética nos ossos da face. Dr. Oscar Filho destaca problemas de estalos na mandíbula (disfunção temporomandibular), que é bastante frequente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: