header top bar

section content

VÍDEO: Em Cajazeiras, psicóloga alerta para problema de saúde cada vez mais frequente entre as crianças

De acordo com a psicóloga, uma em cada cinco crianças apresenta algum tipo de transtorno psicológico

Por Raquel Alexandre

27/03/2019 às 11h02 • atualizado em 27/03/2019 às 11h03

A psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental Raquel Nunes, em entrevista ao Balanço Diário, esclareceu acerca de um fator que vem gerando grande preocupação entre os pais: desenvolvimento de  problemas de saúde mental entre as crianças, fato cada vez mais frequente nos dias atuais.

De acordo com a psicóloga, uma em cada cinco crianças apresenta algum tipo de transtorno psicológico, a exemplo da ansiedade, que começa na infância e pode perdurar a vida inteira.

“Os principais sintomas de qualquer transtorno psicológico podem ser vários, mas os mais comuns são: crianças retraídas que choram por qualquer motivo, têm dificuldades de socialização com as outras crianças, comportamento violento, inclusive com animais, quando os maltratam”, afirmou.

Com relação aos relatos de pais que dizem que os filhos não conseguem lidar com situações extremas, a exemplo do bullyng nas escolas, Raquel Nunes esclarece que as frustrações fazem parte da infância e que a criança precisa aprender a ser forte psicologicamente com certas situações do cotidiano.

VEJA TAMBÉM: Psicóloga fala sobre jogos eletrônicos e ausência da família influenciando tragédias com jovens

Psicóloga Raquel Nunes no programa Balanço Diário

Devo ensinar meu filho a se defender?

A profissional enfatiza que os pais não devem ensinar os filhos a se defender, porque isso acontece naturalmente no decorrer do tempo. “As crianças não conseguem compreender de uma forma geral, quando algo acontece sem querer ou quando o coleguinha quis que acontecesse. É importante que a criança comece a perceber e aprenda a se defender sozinha, com o tempo e ela mesma dará um basta na situação”, finalizou.

Recomendado pelo Google: