header top bar

section content

Cidades do Sertão recebem caravana da Rede Cuidar que irá atender crianças, gestantes e neonatos

A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados é formada por cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

Por Diário do Sertão com assessoria

27/06/2019 às 08h12 • atualizado em 27/06/2019 às 08h14

A Caravana da Rede Cuidar começa no dia 7 de julho.

A Caravana da Rede Cuidar começa no dia 7 de julho. O principal objetivo é realizar a busca ativa de crianças com cardiopatias; qualificar a assistência hospitalar à gestante de risco e ao neonato de risco. Para isso, os profissionais e voluntários percorrerão 13 municípios paraibanos, no período de 8 a 20 de julho. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A caravana terá início no dia 7, às 13h, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, de onde seguirão para a cidade de Monteiro, que vai sediar no dia 8 o primeiro dia da ação. Além de Monteiro, a Rede Cuidar percorrerá os municípios de Princesa Isabel (09); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20). As ações acontecem das 8h às 17h.

A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados é formada por cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

“Ao longo de cinco anos, a ação já realizou 5.024 ecocardiogramas; 615 ultrassonografias fetais; 419 auscultas cardíacas digitais, além de exames de urina e de genética. Ainda oferece toda infraestrutura educativa, administrativa e de informática”, disse a coordenadora da Rede Cuidar, a pediatra neonatal Juliana Soares.

CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

Dentre as ações desenvolvidas na cardiologia pediátrica, estão os atendimentos clínicos, ecocardiograma transtorácico, além de avaliações com equipe multiprofissional para ajudar no apoio ao diagnóstico e na adequação do plano de cuidado de cada paciente avaliado.

OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA

As ações desenvolvidas pela obstetrícia e neonatologia estão direcionadas para a qualificação e implantação de kits emergenciais para o fortalecimento da implementação dos protocolos para estabilizar os pacientes até a chegada na unidade de alta complexidade.

Este ano, a Caravana contará com a parceria da equipe do Banco de Leite Humano. As cidades arrecadarão frascos de vidro para a coleta de leite até a chegada da Caravana, quando ocorrerá a sensibilização da população quanto à doação de leite materno.

A outra parceria agregada na Caravana será a equipe do Hemocentro, que está mobilizando todos os Hemonúcleos para a doação de sangue e cadastro para a doação de medula óssea.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: