header top bar

section content

VÍDEO: Pediatra tranquiliza pais e mães com relação ao Covid-19 em crianças, mas dá dicas de cuidado

Segundo a pediatra, não há muito com o que se preocupar com relação aos efeitos do coronavírus em crianças saudáveis, mas ela alerta para os riscos de transmissão para os adultos

Por Jocivan Pinheiro

24/03/2020 às 17h15 • atualizado em 24/03/2020 às 17h22

Com o avanço da epidemia do Covid-19 (novo coronavírus) no Brasil, aumenta também a preocupação de pais e mães com relação às crianças.

Elas contraem o novo coronavírus? E se contraem, os sintomas são tão agressivos quanto nos adultos? Essas são algumas das perguntas frequentes que a pediatra Emmanuelle Cariry tem respondido pelas redes sociais durante o isolamento domiciliar.

Segundo a pediatra, não há muito com o que se preocupar com relação ao coronavírus em crianças, pois, além de serem raros os casos registrados no mundo, os efeitos não são agressivos em crianças saudáveis.

Um estudo chinês aponta que apenas 1% (1.391) dos casos suspeitos de coronavírus no mundo eram em crianças menores de 10 anos (geralmente entre 6 e 7 anos). Desses, apenas 120 foram confirmados. Porém, só 3 precisaram de suporte ventilatório porque as crianças já tinham histórico de outros problemas de saúde graves.

VEJA TAMBÉM: Médico e bioquímico tiram dúvidas de telenautas durante o programa Diário News

Esses números confirmam que a doença não é agressiva em crianças saudáveis. São tão poucos casos confirmados no mundo que várias alas pediátricas (sobretudo de UTI) nos hospitais estão sendo usadas para internar adultos.

Segundo Emmanuelle Cariry, os sintomas do Covid-19 em crianças saudáveis geralmente são tosse e dor na garganta leves. Poucos casos apresentam febre e nenhum evolui para gravidade.

A pediatra alerta para os riscos das crianças transmitirem para os adultos. Por isso é importante tomar precauções higiênicas que ela destaca no vídeo acima.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: