header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo dá dicas para passar o período de confinamento domiciliar sem afetar a saúde mental

De acordo com o psicólogo, nesse momento é importante realizar tarefas prazerosas, interagir mais com a família e mudar o foco para outras notícias

Por Jocivan Pinheiro

25/03/2020 às 16h00 • atualizado em 25/03/2020 às 16h03

O período de isolamento social pelo qual está passando a população brasileira devido à epidemia do novo coronavírus pode gerar problemas psicológicos, afinal grande parte da população não está acostumada ao confinamento total.

De acordo com o psicólogo Cícero Lima, nesse momento é importante realizar tarefas prazerosas como assistir filmes, ouvir música, praticar exercícios físicos (respiração diafragmática em casos de ansiedade), brincar com os filhos, interagir mais com a família e mudar o foco para outras notícias.

VEJA TAMBÉM

Pernambuco registra 1ª morte de paciente contaminado com o coronavírus da região Nordeste

Cícero destaca que variar os pensamentos pode evitar transtorno de ansiedade, pânico e até depressão. Nesse sentido, ele orienta as pessoas a serem ‘detetives’ dos seus pensamentos e aprender a lidar com as emoções que eles causam.

“É interessante que você possa ser esse detetive, questionar seus pensamentos e buscar mudar o foco. Às vezes a gente se apega muito às notícias e muitas vezes elas são falsas, e aí ocasionam mais ainda esse medo excessivo que as pessoas vem enfrentando diante dessa situação”.

Usar aplicativos e vídeos na internet para fazer atividades físicas e cognitivas é uma dica: “Não é uma situação fácil, mas depende de cada um de nós. A gente sabe que é uma fase que vai passar. A gente tem que pensar positivo, que vai melhorar tua emoção”, frisou o psicólogo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: