header top bar

section content

VÍDEO: Secretário anuncia testes em massa na região de Cajazeiras e fala sobre atendimentos no HUJB

Durante uma sessão online da Assembleia, secretário de Saúde da Paraíba anunciou algumas medidas para o combate ao novo coronavírus no Alto Sertão paraibano

Por Jocivan Pinheiro

22/04/2020 às 16h01 • atualizado em 22/04/2020 às 16h08

Durante uma sessão online da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada nesta quarta-feira (22), o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, anunciou algumas medidas para o combate ao novo coronavírus no Alto Sertão paraibano.

Medeiros disse que em breve a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará realizando testes em massa para Covid-19 na região de Cajazeiras e que faz fronteira com o estado do Ceará.

Outra medida que poderá ser adotada, mas ainda precisa ser avaliada pelo Governo do Estado, é a possibilidade de autorizar o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) a atender casos suspeitos de Covid-19 na sua UTI, já que o hospital possui pelo menos 10 respiradores.

A deputada Doutora Paula indagou o secretário se o HUJB pode disponibilizar esses respiradores para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Mas Geraldo Medeiros ressaltou que isso talvez não seja possível porque a direção do HUJB solicitou habilitação para atender casos de Covid-19 e se isso acontecer, precisará dos equipamentos.

VEJA TAMBÉM

Funcionário do Hospital Universitário de Cajazeiras testa positivo para Covid-19 e está em isolamento

Hospital de campanha e mais respiradores

Outro pedido da deputada Doutora Paula foi um hospital de campanha em Cajazeiras. Porém, o secretário de Saúde alegou que isso ainda não é prioridade porque a região tem apenas 7% dos casos registrados em todo o estado, e dispõe de leitos que ainda dão conta desses casos.

Geraldo Medeiros também destacou que a Paraíba espera receber na próxima semana mais respiradores para serem distribuídos nas unidades de saúde do estado. Atualmente a Paraíba conta com 550 respiradores funcionando e 30 em manutenção.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: