header top bar

section content

Dois municípios na região de Cajazeiras classificados com bandeira laranja entram em alerta no sertão

Os dados da Secretaria de Saúde da Paraíba demonstram a necessidade de reforçar ações propostas pelas autoridades para evitar crescimento de casos de Covid-19

Por José Dias Neto

28/06/2020 às 16h03 • atualizado em 28/06/2020 às 16h37

SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NA 2ª AVALIAÇÃO – INÍCIO DA VIGÊNCIA: 29/06

Os municípios de Uiraúna e Cachoeira dos Índios, localizados na região de Cajazeiras, sertão da Paraíba deverão ampliar as medidas de isolamento social, após nova avaliação realizada pelo Governo da Paraíba, já que estão classificadas com a bandeira laranja no Plano Novo Normal.

Os dados demonstram a necessidade de reforçar ações propostas pelos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus.

VEJA MAIS:

Deputada estadual Dra. Paula lamenta morte do jornalista Adelson Barbosa

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba registra, até o momento, 44.242 casos confirmados da Covid-19 e 896 óbitos.

Cachoeira dos Índios, na região de Cajazeiras

Uiraúna e Cachoeira dos Índios podem manter os serviços essenciais, porém sem restrição de locomoção.

Uiraúna é um município localizado na região de Cajazeiras

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE?

Nos municípios demarcados com a bandeira laranja, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Os demais municípios da 9ª Gerência Regional de Saúde estão classificados com bandeira amarela. São eles: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Triunfo.

Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

DADOS ESTADUAIS

A nova avaliação constatou que 136 (61%) municípios possuem bandeira laranja; 79 (35%) bandeira amarela; e oito bandeira vermelha (4%). Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira verde.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: