header top bar

section content

VÍDEO: Médico mastologista esclarece se mamografia é dolorosa e tira outras dúvidas sobre o exame

Embora o câncer de mama seja o que mais mata no Brasil, ainda existem tabus e falta de informações que fazem com que muitas mulheres tenham receio de fazer o exame de mamografia

Por Jocivan Pinheiro

07/10/2020 às 15h13 • atualizado em 07/10/2020 às 15h15

Embora o câncer de mama seja o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, ainda existem tabus e falta de informações que fazem com que muitas mulheres tenham receio de fazer a mamografia para detectar nódulos nos seios e um possível câncer. Um desses receios é com relação à suposta dor na hora da compressão da mama no aparelho.

No programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão, o médico mastologista Frederico Scabello reconheceu que a mamografia é um pouco desconfortável e que o desafio da ciência é criar um método de exame em massa que não seja fisicamente incômodo.

“Não tem condições de avaliar o tecido mamário com baixa compressão, porque senão a imagem fica prejudicada, aí você tem uma análise menor do que a possibilidade”.

VEJA TAMBÉM

Mastologista revela sintomas de câncer de mama em homens e importância do diagnóstico

Porém, Scabello frisou que as mulheres não devem deixar de fazer o exame só porque alguém disse que dói. Elas têm que tirar essa dúvida por conta própria.

“Caso você tenha medo de sentir dor mamária, vá lá e sinta a sua dor, não sinta a dor dos outros, porque muitas pessoas deixam de fazer mamografia porque ouviram falar que dói, e muitas vezes elas fazem e dizem que não foi o que elas pensavam”, aconselhou o médico.

Frederico Scabello ainda esclareceu dúvidas acerca do exame em mamas densas e em mamas com próteses de silicone.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: