header top bar

section content

VÍDEO: Médico fala sobre mutações do Coronavírus e deixa alerta para a população

Dr. Oscar Sobral disse que as mutações da Covid-19 tendem a transmitir o vírus com mais rapidez.

Por Luiz Adriano

21/01/2021 às 18h37 • atualizado em 21/01/2021 às 18h40

O médico Dr. Oscar Sobral foi entrevistado no Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão e falou sobre as mutações do Novo Coronavírus. Segundo o profissional de saúde, as novas variantes da doença são mais complexas para lhe dar com elas: “São mais resistentes, mais fortes e mais difícil. Se alguém que tem comorbidade pegar, vai ser difícil tirar ele sem intubar, vai ficar difícil sem UTI, termina vindo a óbito”, alertou.

Dr. Oscar disse que as mutações significa que o vírus está ganhando forças ao invés de perder: “O vírus tá mudando, quando o vírus muda e atenua, ou seja, ele diminui a patogenicidade dele, é uma história. Agora, quando ele muda e a patogenicidade aumenta, ai pega muito mais rápido e transmite muito mais facilmente”, explicou o médico.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Diretor do HRC diz que não há casos da nova variante do coronavírus, mas demonstra preocupação

Ele lembrou que é preciso continuar com todos os cuidados necessários para combater o contágio, caso contrário, poderá ocorrer o pior. O uso de máscara, do álcool em gel, o lavar as mãos constantemente, entre todos os fatores necessários que são exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devem ser integralmente respeitados conforme Dr. Oscar: “Se você tomar as medidas necessárias, vai ficar mais difícil de pegar a doença. É mais fácil pegar quem não usa essas medidas do que as pessoas que usam”, disse.

NOVAS VARIANTES

A variante, denominada de linhage B.1.1.7 carrega 17 mutações em diferentes pontos do código genético do vírus, alguns relacionados à velocidade de transmissão da Covid-19, foi descoberta na Inglaterra em setembro de 2020 e em poucas semanas se tornou o principal causador de 60% das infecções em Londres.

Novas variantes do coronavírus foram detectadas na Inglaterra
(Foto: Getty Images)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: