header top bar

section content

Complexo de Patos realiza programação educativa para lembrar Mês de Segurança do Paciente

No último dia da campanha, em 30 de abril, haverá o dia D com arrecadação de materiais de higiene pessoal e roupas para pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social e outras ações importantes.

Por Diário do Sertão com Secom/PB

22/04/2021 às 12h38 • atualizado em 22/04/2021 às 12h43

No último dia da campanha, em 30 de abril, haverá o dia D com ações sociais. (Foto: divulgação).

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, está realizando atividades, durante todo este mês de abril, como parte da campanha Abril Pela Segurança do Paciente, com o objetivo de reforçar a importância e iniciativas que aperfeiçoem a atenção com o paciente. As atividades são realizadas pelo Núcleo da Segurança do Trabalho em conjunto com o Serviço Social da unidade, envolvendo também todas as coordenações de setores e a direção Administrativa, Técnica e Geral do Complexo.

A administração incorreta de um medicamento, a identificação equivocada de um exame ou mesmo uma cirurgia em local errado pode afetar a saúde do paciente e causar-lhe danos graves. A campanha Abril Pela Segurança do Paciente foi criada justamente para que as instituições de saúde revisassem estratégias e ações que buscam aumentar a segurança do paciente.

VEJA TAMBÉM

Prefeito de Monte Horebe defende Hospital de Campanha e união dos municípios do Alto Sertão da Paraíba

Diretora técnica do Complexo Hospitalar de Patos, Jaqueline Andrade. (Foto: divulgação).

A programação do CHRDJC que reforça a importância da segurança do paciente inclui rodas de conversas com acompanhantes, pacientes e profissionais, campanhas internas, a exemplo da “Adorno Zero” e palestras com temas diversos, tais como, “Seis metas internacionais de segurança do paciente”, “Importância do Uso de EPI’s”, “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”, “Reduzir risco de queda e lesão por pressão”, “Pneumonia e mudança de decúbito, fatores de risco e estratégias para a prevenção” e “Higienização das mãos para prevenir infecção”.

No último dia da campanha, em 30 de abril, haverá o dia D com o lançamento de uma ação de arrecadação de materiais de higiene pessoal e roupas para pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social, corte de cabelo para os pacientes nas enfermarias e um momento de louvor e congraçamento respeitando as normas vigentes de não aglomeração e distanciamento seguro.

A diretora técnica do Complexo, Jaqueline Andrade, destaca a importância desta iniciativa e o que isso influencia na segurança dos pacientes. “Quanto mais treinados e motivados estiverem os profissionais, mais segurança e melhor qualidade teremos na nossa prestação de serviços aos nossos pacientes. Toda instituição de saúde deve se preocupar com a qualidade e segurança da assistência ao paciente e ao reforçarmos isso não apenas em abril, mas neste mês com mais ênfase, estamos nos aperfeiçoando enquanto instituição. Nós não podemos esquecer que a segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado a ele prestado”, disse a médica, agradecendo o apoio e o engajamento dos profissionais do Complexo não apenas na campanha, mas, sobretudo, no dia a dia no trato com os pacientes.

DIÁRIO DO SERTÃO

OPINIÃO SOBRE CRIMINALIDADE

VÍDEO: Pré-candidato à presidência diz que governantes são coniventes com drogas e armas nas comunidades

COMPLICADO

VÍDEO: Vereador afirma que é difícil encontrar o prefeito de Itaporanga na cidade e faz denuncias

COMPLICADO

VÍDEO: Prefeito de cidade da região de Patos desconhece dados da pandemia da Covid-19 e sobre vacinação

LUTO

VÍDEO: Tio de Jeová, ex-vice-prefeito de Cachoeira morre aos 80 anos; políticos prestam homenagens

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!