header top bar

section content

VÍDEO: Mãe que amarra filha com transtorno mental para evitar mortes, clama por internação em Cajazeiras

Diana Pereira revelou em entrevista chocante que após a última crise, registrada há cerca de cinco dias, a sua filha foi encaminhada para o atendimento referência na psiquiatria, que está localizado na cidade de Sousa, sertão da Paraíba

Por José Dias Neto

22/07/2022 às 19h58

A idosa Diana Ferreira Pereira, 69 anos, procurou a equipe da TV Diário do Sertão nesta sexta-feira (22), para fazer um apelo dramático sobre a situação que sua filha vivencia em Cajazeiras. Segundo a mãe, sua filha tem transtornos mentais e durante as crises, é preciso que ela seja amarrada para evitar que feri outras pessoas, ou até mesmo, provoque ferimentos no seu corpo, com seus atos agressivos. A imobilização é a única forma que a idosa encontrou de manter a segurança da família.

Diana Pereira revelou em entrevista chocante a dura realidade que vivencia. Segundo a idosa, a sua filha é acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cajazeiras e toma medicação diariamente, porém, não é o bastante. Após a última crise, registrada há cerca de cinco dias, a paciente foi encaminhada para o atendimento referência na região, que está localizado na cidade de Sousa, sertão da Paraíba.

‘’Em primeiro lugar eu sou mãe. Ela esteve internada no hospital e depois foi encaminhada para Sousa. Ela está muito agressiva, quebrando tudo, quase me matou. Tenho testemunha que ela faz desordem. Ela é muito agressiva. Peço ao prefeito de Cajazeiras [Zé Aldemir] que é pai, que resolva esse problema, que é colocar minha filha numa clínica’’, apelou em meio às lágrimas.

Diana Pereira. Foto: Diário do Sertão

Diana disse que teme pela vida das pessoas que moram perto de sua residência e apela que além do prefeito José Aldemir, as autoridades judiciárias se sensibilizem, no sentido de conseguir a internação compulsória da sua própria filha.

‘’Ninguém queira está na minha pele. No momento que estou passando não chega ninguém pra socorrer, estou vendo a hora, chegar alguém e querer matar. É muito duro. Dói muito. O problema dela é grave, me ajudem pelo amor de Deus. Não deixe essa velhinha fique sem ajuda’’, apelou.

Diana Pereira. Foto: Diário do Sertão

Diana Pereira não possui contato telefônico e pediu que quem pudesse ajudar, a procurasse pessoalmente na Rua Fausto Rolim, zona sul de Cajazeiras. A idosa é bastante conhecida na localidade.

O QUE DIZ A LEI?

A Lei 10.216/2019 estabelece normas sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e regula os tipos de internações psiquiátricas. De acordo com o artigo 6º da Lei, a internação só pode ser feita se houver laudo médico que a justifique, com a descrição dos motivos.

O mesmo artigo prevê três tipos de internação:

  1. Voluntária, com permissão ou concordância do internado, mediante sua assinatura;
  2. Involuntária, à pedido da família ou responsável, independente de aceitação pelo internado, mediante relatório medico e comunicação ao Ministério Publico em 72 horas; e,
  3. Compulsória, que decorre de ordem judicial.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: