header top bar

section content

VÍDEO: Ambientalista de Cajazeiras transforma pneus em brinquedos e arte para conscientizar crianças e adultos

As obras de Aldo que mais fazem sucesso são a réplicas de carros e motos e os jarros para plantas. Algumas delas foram instaladas na Praça Cardeal Arco Verde, em Frente à Catedral Nossa Senhora da Piedade. O parque está fazendo a alegria da criançada e ainda ajuda a conscientizar os pequenos

Por Jocivan Pinheiro

20/10/2023 às 18h04 • atualizado em 20/10/2023 às 19h11

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com o ambientalista e artesão Aldo Moreira, de 65 anos, que vem realizando um bonito e importante trabalho de conscientização ambiental na cidade de Cajazeiras. Com apoio da prefeitura, Aldo está transformando o que seria lixo em arte, incentivando a sustentabilidade através da reciclagem de pneus e, assim, ajudando a proteger o meio ambiente.

O ambientalista recolhe pneus para sua chácara, localizada no sítio Marias Pretas, e transforma eles em diversos outros objetos de lazer, decoração ou até mesmo utensílios. “Eu não vejo mais o pneu como poluente, eu vejo como potencial de ser explorado e fazer, como estou fazendo aqui, arte”, ele diz.

As obras de Aldo que mais fazem sucesso são a réplicas de carros e motos e os jarros para plantas. Algumas delas foram instaladas na Praça Cardeal Arco Verde, em Frente à Catedral Nossa Senhora da Piedade. O parque está fazendo a alegria da criançada e ainda ajuda a conscientizar os pequenos.

O parque foi instalado na Praça da Catedral com apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Meio Ambiente, que doou centenas de pneus e tinta para o artista e também fez o transporte dos pneus e dos brinquedos para instalar na praça, além de ter autorizado a montagem do parque na área pública.

“Me sinto realizado pelo fato de estar sensibilizando a população de Cajazeiras para o mundo mais sustentável, o mundo ecologicamente mais correto, e estar fluindo da forma como eu planejei. Realmente o pessoal abraçou essa ideia de nós fazermos um trabalho de reuso daquilo que está indo para o lixo”, destaca.

O artista Aldo Moreira e seu primeiro “protótipo de moto” feita com pneus (Foto: Diário do Sertão)

Aldo Moreira mostrou as ferramentas que utiliza para transformar pneus em arte, mas ressaltou que esse trabalho não é para crianças, apenas para adultos preparados. Além disso, são indispensáveis os equipamentos de segurança. tais como luvas e protetores de rosto.

O que mantém o ambientalista entusiasmado para continuar reciclando pneus é poder propagar a importância da sustentabilidade. Ele reitera que se cada um de nós fizer algum esforço para, ao menos, diminuir a poluição e degradação da natureza, o planeta sobrevive.

“Nossos recursos naturais estão sendo exauridos pelas ações humanas, pelo poder econômico principalmente, e aí a gente busca, com uma ideia desse tipo, sensibilizar e procurar fazer o processo de educação ambiental, principalmente com as crianças, por isso mesmo meu primeiro projeto foi um parque infantil. Que a gente dê a nossa contribuição para o meio ambiente, que venha realmente atender aos nossos anseios e necessidades; e sendo assim, a gente precisa reciclar, e tentar poluir o menos possível”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: