header top bar

section content

Em Itaporanga, vídeo mostra momento em que pai usa manobra de Heimlich para salvar filho engasgado com carne

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias

Por Jocivan Pinheiro

25/11/2023 às 17h35 • atualizado em 25/11/2023 às 17h40

Em Itaporanga, no Sertão paraibano, um adolescente foi salvo pelo pai no momento em que estava engasgado com um pedaço de carne. O fato ocorreu nessa sexta-feira (24)

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o filho se aproxima aflito, apontando para a própria garganta, para avisar que estava engasgado.

Rapidamente o pai se posiciona nas costas do filho e realiza a manobra de Heimlich, o método mais simples e eficaz para desobstruir vias respiratórias tapadas por comida ou corpo estranho. Graças à manobra, o garoto expeliu o pedaço de carne.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias.

Nas redes sociais, um internauta disse que o pai já havia passado por situação de emergência semelhante, quando ajudou a salvar a vida de um pedreiro que levou um choque elétrico.

Manobras de desengasgo

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado” durante a deglutição. É considerado uma emergência, e em casos graves pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Em bebês – Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Em crianças e adultos – Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Atenção – Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: