header top bar

section content

Prefeitura de Santa Helena realiza ‘Dia D’ de combate à dengue com mutirão de limpeza e conscientização

Os agentes de endemias também farão uma busca ativa para monitorar espaços públicos e privados, com orientação da população

Por José Dias Neto

23/02/2024 às 13h34 • atualizado em 23/02/2024 às 13h35

Prefeitura de Santa Helena realiza ‘Dia D’ de vacinação e combate à dengue. Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a população acerca dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a prefeitura de Santa Helena, realizou nessa sexta-feira (22), um mutirão de combate à dengue. A ação, desenvolvida pelas secretarias de Saúde e Serviços Públicos e Urbanismo, contemplou vários bairros e localidades. O trabalho foi efetuado com a distribuição de panfletos e orientações porta a porta aos moradores da região.

No material educativo distribuído, os moradores podem fazer o check-list diário dos cuidados cotidianos, e aqueles que também devem ser feitos pelo menos 1 vez na semana, como a limpeza de calhas e verificação da caixa d’água.

Os agentes de endemias também farão uma busca ativa para monitorar espaços públicos e privados, com orientação da população, identificação e eliminação de possíveis criadouros e impedir o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

Contra a dengue

A vacina que protege contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

Prefeitura de Santa Helena realiza ‘Dia D’ de vacinação e combate à dengue. Foto: Divulgação

O esquema vacinal recomendado corresponde a administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: