VÍDEO: Homem que bebeu ‘vodka’ é internado no Hospital de Patos com suspeita de intoxicação por metanol
Com exclusividade ao Diário do Sertão, o diretor técnico do Hospital Regional de Patos, médico Pedro Augusto disse que o paciente precisa ficar em observação e realizar diversos exames
Um homem que ingeriu ‘vodka’ deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, neste domingo (5), na cidade de Patos, com sintomas compatíveis de intoxicação por metanol. Com o atendimento do paciente que ingeriu a bebida alcoólica, a cidade sertaneja registra o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no sertão paraibano.
O Diário do Sertão teve acesso a uma nota, emitida pela UPA de Patos em que relata o protocolo. Segundo o documento, poucas horas após o consumo, o homem começou a apresentar forte dor de cabeça, dor abdominal e visão turva, procurando atendimento de urgência na UPA. A equipe médica iniciou o protocolo de atendimento para intoxicação por metanol e acionou a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.
O paciente relatou no atendimento que a bebida teria sido trazida de Pernambuco por um conhecido. O homem disse que esse mesmo indivíduo também consumiu o produto e estaria internado em estado grave e inconsciente em um hospital pernambucano. Apesar do relaro, a nota da UPA informou que, após investigação entre as Secretarias de Saúde da Paraíba e de Pernambuco, não foi encontrado nenhum registro de paciente com as características descritas pelo homem atendido em Patos.
LEIA TAMBÉM:
O paciente foi transferido para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, onde segue internado para acompanhamento e continuidade das investigações. Com exclusividade ao Diário do Sertão, o diretor técnico do Hospital Regional de Patos, médico Pedro Augusto disse que como os sintomas são semelhantes aos efeitos do consumo de bebida alcóolica, o paciente precisa ficar em observação, realizar exames laboratorias e gasometria arterial para avaliar a função pulmonar e o equilíbrio ácido-básico do sangue. ”No hospital o paciente está consciente, orientado e os sintomas diminuíram. Estamos aguardando o resultado dos exames para termos mais esclarecimentos do caso”, afirmou o médico Pedro Augusto ao Diário do Sertão.
A equipe de saúde alertou a população sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, reforçando a importância de adquirir produtos apenas de fontes seguras e registradas junto aos órgãos de fiscalização.
NÚMERO NACIONAIS
O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 195 no Brasil, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde deste sábado (4).
São 14 casos confirmados e 181 em investigação. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação.
Desses, 13 mortes. Uma confirmada e 12 em investigação – o balanço do ministério não contabiliza a segunda morte confirmada pelo governo de São Paulo neste sábado.
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
ALERTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta sobre os riscos do consumo de bebidas destiladas de origem desconhecida, especialmente as incolores. A recomendação de Padilha surgiu após o aumento de casos de intoxicação por metanol no país.
“Recomendo, como ministro da Saúde e também como médico: evite consumir destilados, especialmente os incolores, se você não tem certeza da procedência. Não se trata de um item essencial como os da cesta básica, mas sim de um produto ligado ao lazer. Evitar seu consumo, neste momento, não causa nenhum prejuízo à vida das pessoas”, afirmou Padilha.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário