header top bar

section content

Duas mortes em uma só noite por Covid-19 em Carrapateira, preocupa profissionais de saúde

Médico e técnica de enfermagem fala de "caos" e de "colapso" com respeito à área da saúde do município.

Por Luiz Adriano

06/02/2021 às 18h06 • atualizado em 06/02/2021 às 18h11

Dois pacientes de Carrapateira, na região de Cajazeiras, acometidos de Covid-19, faleceram na noite desta sexta-feira (5).

Duas mortes por Covid-19 foram registradas nesta sexta-feira (5) no município de Carrapateira, região de Cajazeiras. Os pacientes que foram a óbito tiveram seus nomes divulgados como: Antônio Pereira da Silva, de 76 anos e Francisco Pergentino pedrosa, conhecido por “Chiquinho de Boiadeiro” que tinha 63 anos.

A cidade de Carrapateira vive um momento tenso de muitos casos acometidos da doença. No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão durante a semana, o Dr. Romero Morais se mostrou indignado com a postura da população em não praticar o isolamento social. Segundo as palavras do médico, assim como de outros profissionais de saúde, Carrapateira está à beira de um colapso na área da saúde.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Médico desabafa e diz que pessoas que não praticam isolamento social não cumprem com seus deveres

A técnica de enfermagem, Delania Lira, falou da situação difícil que a cidade enfrenta e enfatizou que para atender a população, o município disponibiliza apenas de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ela também informou que há bastante profissionais de saúde que estão com o vírus.

“Infelizmente Carrapateira se encontra em colapso devido ao aumento crescente de casos. A cidade conta apenas com uma UBS, onde também vários funcionários que estão na linha de frente se encontram contaminados, tendo que assim, se manterem isolados em casa, sobrecarregando os demais funcionários da linha de frente”, disse.

A FALTA DO ISOLAMENTO SOCIAL

Assim como o médico demonstrou sua indignação no Programa Olho Vivo, a técnica de enfermagem também lembrou que a população da cidade não está contribuindo para a contenção do vírus. “Ainda há parte da população de Carrapateira que fecha os olhos para a devastação do vírus e para a realidade a qual nos encontramos, desacreditando e ajudando na proliferação do vírus, descumprindo o isolamento social”, reforçou.

Ela também disse que tem pessoas que não demonstram estarem enfermas para não serem submetidas a irem para outras unidades hospitalares. “A maioria que está contaminada, muitas vezes esconde os sintomas por medo de ser transferido para os hospitais, fazendo com que casos se agravem, necessitando de oxigenação ou até leito na UTI”, pontuou.

AS MORTES

Seu Antônio Pereira da Silva de 76 anos faleceu de Covid-19. (Foto: Reprodução/redes sociais).

O caso de seu Antonio Pereira da Silva, segundo a profissional de saúde, ele necessitava de uma UTI, no entanto, a família que é responsável pelo idoso, teria se negado a receber o atendimento para transferência, caso que acarretou no óbito ocorrido na noite desta sexta-feira (5).

Quanto ao segundo paciente, seu Francisco pergentino Pedrosa, Delania informou que ele era pai do biomédico da UBS. Segundo ela, seu Francisco apresentou os sintomas e foi submetido a oxigenação devido baixa saturação. Com o agravamento do paciente, o mesmo foi transferido para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). De acordo com a técnica de enfermagem, ao chegar na unidade hospitalar, não havia mais vagas na UTI, tendo assim, que o paciente ser transferido para Patos. O mesmo foi entubado e não resistiu, vindo a óbito na noite desta sexta-feira (5).

Seu Francisco Pergentino Pedrosa de 63 anos, após não encontrar vaga na UTI do HRC, foi encaminhado para uma unidade de Saúde de Patos, mas não resistiu e veio a óbito. (Foto: Reprodução/redes sociais).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: