header top bar

section content

VÍDEO: Daniel Beltrami diz que situação no Brasil é fruto da falta de planejamento do Governo Federal

O Secretário também alertou para a responsabilidade das pessoas quanto ao uso da máscara. Ele disse que sair na rua sem máscara pode ser comparado a uma "tentativa de suicídio".

Por Luiz Adriano

11/03/2021 às 20h24 • atualizado em 11/03/2021 às 20h43

O Secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, participou do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão e disse que o Brasil está enfrentando esse momento delicado da pandemia, devido à falta de planejamento por parte do governo federal. Daniel também alertou a população para os riscos que corre uma pessoa que não usa máscara. Ele disse que na situação que está, alguém sair para rua sem máscara é como que fosse “uma tentativa de suicídio”.

“O Brasil poderia ter feito a encomenda das vacinas em julho de 2020. O governo central federal achou por bem que não era importante fazer a encomenda das vacinas em julho de 2020. O que aconteceu, outras nações fizeram em grandes quantidades. Os Estados Unidos tem encomendas de vacinas para três vezes a sua população, o Canadá quase quatro. Então, porque se prepararam e se planejaram. Nós estamos de fato enfrentando um momento muito difícil porque faltou planejamento”, explicou.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Estudantes de medicina do Sertão cobram vacinação e retorno de estágios; secretário explica

Daniel Beltrami classificou a situação do Brasil como “muito preocupante” e “extremamente temerária”. Ele ressaltou a responsabilidade das pessoas nesse momento de pico da doença.

O secretário explicou o quanto é perigoso alguém se expor à rua sem fazer o uso da máscara. (Foto ilustrativa extraída da internet).

“Você não pode mais sair à rua sem máscara, esse tipo de comportamento hoje, ir a rua sem máscara, ir num boteco, num bar com um amigo sem máscara, com o perdão da palavra, é uma tentativa de suicídio. Porque o vírus é mais agressivo do que nunca e especialmente porque nós estamos deixando ele ser agressivo, porque você tá recebendo o vírus sem máscara”, pontuou.

O secretário deu detalhes do que acontece quando não se faz o uso de máscara: “Quando você toma um sopro de alguém na cara e essa pessoa tá doente, você recebe uma quantidade absurda de vírus quando você não tá de máscara. Ele infecta você rápido, se multiplica rápido e coloca você no chão que nem uma rasteira rapidamente. Tudo isso porque você não acredita que Covid existe, tudo isso porque você acha que isso é conversa…”, enfatizou Daniel.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: