header top bar

section content

Boqueirão cai para 6,3% da capacidade total e racionamento aumenta em Cajazeiras

A barragem tem capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos de água.

Por Diário do Sertão

26/09/2016 às 11h30 • atualizado em 26/09/2016 às 13h55

Açude de Boqueirão chega a setembro com 6,3% da capacidade total

O Açude que abastece a cidade de Cajazeiras, Engenheiro Ávidos (Boqueirão) está com apenas 6,3% da sua capacidade.

A população de Cajazeiras enfrenta o forte racionamento de água, que é distribuída por meio de manobras quando abre para um setor da cidade deixa outro sem abastecimento.

A barragem tem capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos de água.  No início do mês o açude que estava pouco mais de 16 milhões de metros cúbicos, atualmente, segundo dados da Aesa está com 15.977 mil metros cúbicos.

Por outro lado tem aumentado as reclamações em relação à falta de água nos bairros da cidade. Segundo alguns moradores, o número de dias sem água está aumentando e fazendo com que as caixas sequem. Quando isso acontece os moradores recorrem a vizinhos, compram a água mineral, e a ordem é economizar.

O problema do aumento no número de dias sem água em alguns bairros também acontece quando ocorrem vazamentos na rede de distribuição que têm sido constantes, que além de prejudicar a distribuição de água vem contribuindo para o desperdício.

A rede de distribuição tem mais de quatro décadas de existência e não aguenta mais a pressão do ar e da água. A Cagepa contratou uma empresa apenas para fazer os consertos da rede, que estava apresenta vazamentos. Quem também sofre com essa situação é a infraestrutura da cidade.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou na última segunda-feira (19), que no final do mês deverá estar em Cajazeiras para inaugurar a adutora Lagoa do Arroz, para a Zona Norte, o que iria melhorar consideravelmente o abastecimento não apenas dessa área, mas de toda a cidade que continuaria sendo abastecido por Boqueirão, entretanto o seu funcionamento, segundo as informações do gerente de Regional da Cagepa Cleidismar Alexandre (Neném), vai depender da autorização da ANA, pois a á água existente no Açude de Boqueirão é suficiente para abastecer a população de Cajazeiras até a chegada do inverno no início do próximo ano.

No mês de agosto, Boqueirão perdeu com evaporação e o abastecimento da água da cidade de Cajazeiras 1 milhão 128 mil metros cúbicos de água. Se nos próximos quatro meses perder esse mesmo volume, isso representará a 4 milhões 512 mil metros cúbicos, chegando janeiro com 12.283 mil metros cúbicos de água

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Recomendado pelo Google: