header top bar

section content

Inscritos dos Estados Unidos, Itália, Japão e de 22 estados do Brasil em concurso literário no Sertão

Inscritos entre poetas e poetisas de todo o Brasil e até de fora do país, para as duas categorias premiadas pelo certame: cordel e erudito.

Por Diário do Sertão

20/01/2017 às 05h58 • atualizado em 20/01/2017 às 09h29

Inscrições foram encerradas no mês de dezembro de 2016

O 6º Concurso Literário de Itaporanga, no Serão da Paraíba, que encerrou as inscrições em 31 de dezembro de 2016, teve 239 inscritos entre poetas e poetisas de todo o Brasil e até de fora do país, para as duas categorias premiadas pelo certame: cordel e erudito.

Promovido pela fundação José Francisco de Sousa, o concurso teve 227 inscritos do Distrito Federal e de mais 22 estados do Brasil e 12 inscrições de seis países estrangeiros, entre os quais Portugal, que teve o maior número de participantes. A maior parte das obras poéticas chegou pela internet, mas alguns dos postulantes preferiram encaminhar seus textos pelos Correios ou entregá-los pessoalmente na sede da fundação, especialmente os poetas locais e regionais.

O estado que tem mais candidatos inscritos é São Paulo, com 44 postulantes. Depois vem Minas Gerais, com 30; Rio de Janeiro, com 23; e Paraíba, também com 23 inscritos, dos quais 13 são de Itaporanga e do Vale. A Bahia tem 16 concorrentes; Paraná inscreveu 14; Rio Grande do Sul inscreveu 13 nomes; e Pernambuco tem 11 participantes.

Também se inscreveram candidatos do Ceará (9), Rio Grande do Norte (9), Pará (6) e Santa Catarina (6). Do Distrito Federal foram 4 poetas e poetisas inscritos, o mesmo número do Espírito Santo. Já os estados do Amapá e de Sergipe têm 3 candidatos. Alagoas e Mato Grosso do Sul inscreveram 2 nomes. Amazonas, Goiás, Maranhão, Piauí e Roraima têm 1 candidato inscrito.

Em relação aos candidatos que se inscreveram do exterior, Portugal tem 4 concorrentes. Os Estados Unidos, Japão e Moçambique inscreveram dois. A Itália e o México têm 1 inscrito.

Em função do grande número de inscritos, a fundação adiou a divulgação do resultado do concurso literário, que seria no último sábado deste mês, dia 28, conforme o edital, mas ficou para o primeiro sábado de março próximo. O certame é promovido e organizado pela entidade em homenagem ao Dia do Poeta, 20 de Outubro, quando todo o ano é lançado o edital de chamamento para as inscrições.

Divulgação do resultado
O resultado geral do certame será divulgado em um evento na praça pública em Itaporanga, na noite do sábado, 4 de março, a partir das 19h30, com participação opcional dos concorrentes, e no site do jornal Folha do Vale, mas todos os candidatos também serão comunicados por e-mail sobre o resultado. Os dez primeiros colocados nas duas categorias receberão medalhas e todos os inscritos, independente da posição que ficarem, também poderão receber Certificado de Participação se demonstrarem interesse.

DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vali

Recomendado pelo Google: