header top bar

section content

Repórter volta visitar maior açude da PB e mostra situação do manancial após liberação de água para Pombal, Vale do Piancó e RN. VEJA VÍDEOS!

Com capacidade para armazenar 591.646.222 milhões de metros cúbicos, o manancial chegou ao estado crítico no início do ano com apenas com apenas 2,5%

Por Luzia de Sousa

20/05/2017 às 20h43 • atualizado em 21/05/2017 às 15h54

Um dos maiores açudes do Nordeste e o maior da Paraíba, o açude de Coremas está atualmente com pouco mais de 50 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 8, 6% da sua capacidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). Com capacidade para armazenar 591.646.222 milhões de metros cúbicos, o manancial chegou ao estado crítico no início do ano com apenas com apenas 2,5% de sua capacidade total.

+ Após liberação de água de açude do Sertão, população se revolta, ânimos ficam exaltados e há confronto com a Polícia. VÍDEO!

No mês de abril, o reservatório estava com volume de 45.817.344 milhões de metros cúbicos de água, 7,7% da capacidade máxima, foi quando a Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou a abertura de uma comporta para abastecer outras regiões do Sertão da Paraíba e até do Estado do Rio Grande do Norte. A medida gerou protesto dos moradores de Coremas e até confronto com a Polícia Militar.

Neste sábado (20), o repórter F. Diassis, da Rádio da 91 FM de Conceição retornou ao manancial após seis meses da sua primeira visita e descreveu a real situação do açude, que essencial para a vida de milhões de paraibanos e abastece mais de 50 cidades na Paraíba e Rio Grande do Norte.

A liberação de água garante por parte da ANA garantiu também o abastecimento da cidade de Pombal e região, que enfrentou nos últimos dias um colapso no fornecimento do precioso líquido.

Veja mais vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

POBREZA EXTREMA

VÍDEO: Desempregada, doente e grávida, mulher faz apelo por ajuda em Cajazeiras para não passar fome

ESTUDO INÉDITO

VÍDEO: Expedição da FSM vai explorar o Nordeste para resgatar saberes populares sobre plantas medicinais

"ONIX, ONIX, ONIX"

VÍDEO: Festa retrô com banda dos anos 90 resgata carnaval com blocos tradicionais de Cajazeiras

DIRETO AO PONTO

VÍDEO: Após fazerem as ‘pazes’, Jeová e Júnior vão dividir cargos na saúde com Estela, diz comentarista