header top bar

section content

VÍDEO: API e Sindicato de Rádio da PB repudiam ameaças a repórter do Diário do Sertão e cobram punição

Em nota de repúdio, a API-PB e o STERT-PB reforçam que ‘é papel da imprensa profissional servir a sociedade de informações críticas sobre a atuação desses poderes e que qualquer reação que afronte a dignidade, liberdade e salubridade do profissional de imprensa deve ser combatida’’

Por José Dias Neto

11/03/2022 às 17h05 • atualizado em 11/03/2022 às 16h41

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado da Paraíba (STERT-PB) repudiaram nesta sexta-feira (11), as tentativas de intimidação e ameaças contra o radialista Elmo Lacerda, repórter da TV Diário do Sertão, em Cajazeiras, e aos apresentadores Petson Santos e José Neto, feitas pelo senhor Bruno Mendes, esposo da chefe da Central de Marcação de Exames de Cajazeiras, senhora Sara Sheylla, nesta quinta-feira (10).

Em nota de repúdio, a API-PB e o STERT-PB reforçam que ‘é papel da imprensa profissional servir a sociedade de informações críticas sobre a atuação desses poderes e que qualquer reação que afronte a dignidade, liberdade e salubridade do profissional de imprensa deve ser combatida’’.

DIÁRIO DO SERTÃO REPUDIA AMEAÇAS E REITERA SEU COMPROMISSO COM A VERDADE

VÍDEO: Sistema Diário de Comunicação repudia ameaças e intimidações contra repórter da TV Diário do Sertão

As entidades invocam a Prefeitura de Cajazeiras para que tome as medidas necessárias, com a finalidade de disciplinar seus servidores sobre o tratamento que é dispensado ao cidadão e aos profissionais de imprensa em ambientes públicos. ‘’Admitir esse tipo de postura em uma Policlínica Municipal é consentir com posturas antidemocráticas’’.

Elmo Lacerda é ameaçado em frente a policlínica de Cajazeiras.. Foto: Diário do Sertão

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado da Paraíba (STERT-PB) vem a público repudiar veementemente as tentativas de intimidação e ameaças contra o radialista Elmo Lacerda, repórter da TV Diário do Sertão, em Cajazeiras, e aos apresentadores Petson Santos e José Neto, feitas pelo senhor Bruno Mendes, esposo da chefe da Central de Marcação de Exames de Cajazeiras, senhora Sara Sheylla, nesta quinta-feira (10).

As ameaças, que foram feitas em espaço público, na presença de testemunhas, inclusive gravadas em áudio e vídeo, atentam contra os princípios constitucionais e fere a liberdade de expressão e de exercício profissional.

Elmo Lacerda estava, como qualquer trabalhador brasileiro, em seu expediente, cumprindo o seu dever, em pleno exercício de sua atuação profissional, no momento da intimidação feita pelo esposo da servidora da Prefeitura de Cajazeiras.

Indiretamente, as ameaças também foram proferidas contra os apresentadores da TV Diário do Sertão Petson Santos e José Dias Neto. Para além disso, o esposo da servidora municipal estava munido de informações privadas sobre parentes desses profissionais que foram atendidos pelo serviço municipal de saúde, causando constrangimento ao expor tais informações pessoais.

A API-PB e o STERT-PB acreditam que a sociedade vive em pleno estado democrático de Direito e que isso o papel da imprensa é fundamental para fins de fiscalização do poder público, seja ele qual esfera for. Ainda reforça que é papel da imprensa profissional servir a sociedade de informações críticas sobre a atuação desses poderes e que qualquer reação que afronte a dignidade, liberdade e salubridade do profissional de imprensa deve ser combatida.

Por fim, a API-PB e o STERT-PB invocam a Prefeitura de Cajazeiras para que tome as medidas necessárias, com a finalidade de disciplinar seus servidores sobre o tratamento que é dispensado ao cidadão e aos profissionais de imprensa em ambientes públicos. Admitir esse tipo de postura em uma Policlínica Municipal é consentir com posturas antidemocráticas.

João Pessoa, 11 de março de 2022.

Associação Paraibana de Imprensa

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: