header top bar

section content

VÍDEO: Vereador diz que alertou a prefeitura várias vezes sobre risco de rompimento de açude em Conceição

O vereador conta que só não houve mortes porque ele pediu ao radialista F. Diassis para alertar a comunidade nas primeiras horas da manhã. "Se ele rompe de uma vez, era inevitável"

Por Luis Fernando Mifô

11/01/2024 às 16h53 • atualizado em 11/01/2024 às 17h38

O rompimento da barragem do açude do sítio Roçado, na zona rural de Conceição, no Sertão paraibano, poderia ter sido evitado se a prefeitura tivesse realizado manutenções para reforçar a segurança no local, é o que afirma o vereador Stherlan Emanuel, autor de vários requerimentos enviados ao Poder Executivo Municipal, ao longo dos últimos anos, solicitando vistorias e reparos na principal parede do reservatório.

Stherlan conta que a gestão municipal vem sendo alertada por vereadores e pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) desde a época do ex-prefeito Nilson Lacerda.

“Um trabalho, muitas vezes de décadas, ter ido embora por falta de cuidado com a coisa pública, por uma irresponsabilidade da gestão de não fazer o que devia ser feito. Uma obra que já tinha 12 anos de construção carecia de visitas da equipe técnica de engenharia, carecia de fazer revitalização, seja no sangrador, seja numa parede, seja em qualquer outro local, porque quem garante essa segurança é a equipe técnica de infraestrutura do município de Conceição, porque o muncípi0 é o responsável por essa barragem”, diz o vereador.

Água desceu com força pelos rios e plantações após romper barragem (Foto: Reprodução/Diogo Mangueira)

Chuvas de mais de 100 milímetros marcaram a madrugada desta quinta-feira (11) no Vale do Piancó, uma microrregião localizada no Sertão do estado. A barragem do açude do sítio Roçado não resistiu e estourou. Plantações foram destruídas, residências foram invadidas pela água e alguns moradores ficaram ilhados.

“A gente sabe que uma obra desse tamanho carece do cuidado da coisa pública, carece que a administração tenha um olhar mais dedicado, porque a natureza é imprevisível. O município tem hoje maquinário, tem caçambão, tem retroescavadeira, que permitiriam que isso fosse evitado, só precisava ter ampliado o sangrador, como foi um pedido nosso por diversas vezes e que foi engavetado, jogado para debaixo do tapete, como se fosse só uma falácia de um vereador de oposição”, falou Stherlan.

O vereador conta que só não houve mortes porque ele pediu ao radialista F. Diassis para alertar a comunidade nas primeiras horas da manhã. “Se ele rompe de uma vez, era inevitável que muitas casas seriam atingidas com total força, sem dar termpo da população sair.”

Segundo Stherlan, o secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, prometeu que o Estado vai reconstruir a barragem o mais breve possível.

Até este momento, a Prefeitura Municipal de Conceição não se pronunciou sobre o fato.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: