header top bar

Sexta-feira 24/out 00:26h

section content

VÍDEO: Governo e Azul discutem colocar aviões maiores no Aeroporto de Patos, revela João Azevêdo

Com uma nova pista e um novo sistema de sinalização recém-entregues pelos governos estadual e federal, além de uma nova estação de passageiros que está sendo concluída, o Aeroporto Regional de Patos, fortalece a integração entre as cidades do Sertão da Paraíba

Por Luis Fernando Mifô

03/07/2025 às 16h10 • atualizado em 03/07/2025 às 16h18

Com uma nova pista e um novo sistema de sinalização recém-entregues pelos governos estadual e federal, além de uma nova estação de passageiros que está sendo concluída, o Aeroporto Regional Firmino Ayres, na cidade de Patos, fortalece a integração entre as cidades do Sertão da Paraíba com mais segurança, modernidade e dinâmica. No dia 19 de junho, o governador João Azevêdo (PSB) e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entregaram a primeira etapa do equipamento, para o qual foram investidos R$ 39,8 milhões, sendo R$ 27 milhões dos cofres públicos do Governo do Estado.

Os investimentos em infraestrutura aeroportuária da Paraíba, em parceria com o Governo Federal – incluindo aeroportos e aeródromos – fazem parte de uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico e regional.

No caso do Aeroporto Firmino Ayres, em Patos, as obras vão permitir que ele receba até três aeronaves do modelo ATR-72 simultaneamente, criando mais condições de desenvolvimento econômico para o município e para o Sertão, com deslocamento seguro de pessoas e transporte de cargas.

No programa “Conversa com o Governador”, João Azevêdo explicou que a nova pista tem as dimensões da pista do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, e por essa razão o governo já está discutindo com a empresa Azul Linhas Aéreas a possibilidade de utilizar aeronaves maiores, com mais capacidade de passageiros.

“No dia da inauguração, nós tivemos lá 12 aeronaves, dois helicópteros, provando que há uma possibilidade real de receber muitas aeronaves ao mesmo tempo”, disse o governador.

Nova pista do Aeroporto de Patos (Foto: Secom-PB)

João Azevêdo destacou também os investimentos do Governo do Estado na rede de aeródromos que fortalece a conexão aérea de uma ponta a outra da Paraíba, haja vista que a cidade de Cajazeiras, que faz fronteira com o Ceará, tem um dos melhores aeródromos do estado. Além de Cajazeiras, possuem também esse equipamento as cidades de Monteiro, Catolé do Rocha, Itaporanga, Sousa, Cuité, Guarabira, Araruna, Conceição e Juazeirinho.

“Precisamos ter uma combinação de políticas que o resultado seja mais abrangente. No caso dos aeródromos, você vai possibilitar que a aviação civil utilize a rede, mas, principalmente, a nossa rede de saúde”, disse o gestor.

João Azevêdo ressalta, ainda, que a cidade de Patos está se tornando o mais importante polo de saúde do Sertão, composto pelo Hospital do Bem, o Hospital Regional e o futuro Hospital de Trauma do Sertão, cuja ordem de serviço para as obras foi assinada em junho.

Além disso, ele citou investimentos que farão a diferença no turismo, como o Centro de Convenções, com previsão de início das obras para o segundo semestre de 2025; o Teatro Municipal e a Vila Olímpica, que estão em fase final.

“Verdadeiramente, havia a necessidade de ter uma porta de entrada e saída para produtos, e essa porta é o aeroporto”, enfatiza João Azevêdo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: