header top bar

section content

VÍDEO: Em dia histórico, João Azevêdo entrega Estrada de Boqueirão em Cajazeiras e emociona moradores

Um sonho que já durava mais de 50 anos virou realidade em Cajazeiras na inauguração da pavimentação asfáltica da PB-394, que liga a BR-230 ao Distrito Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas

Por Luis Fernando Mifô

04/07/2025 às 12h28 • atualizado em 04/07/2025 às 14h16

A espera finalmente acabou. Um sonho que já durava mais de 50 anos virou realidade na manhã desta sexta-feira (04), quando o governador João Azevêdo (PSB) inaugurou a pavimentação asfáltica da PB-394, conhecida como Estrada de Boqueirão, que liga a BR-230 ao Distrito Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras, no Sertão do estado.

A estrada com 14,4 quilômetros de extensão recebeu investimento de R$ 15,9 milhões do Governo do Estado. A cerimônia de inauguração da pavimentação foi marcada por momentos de emoção, e não poderia ser diferente, já que, por décadas, os moradores ribeirinhos do distrito não acreditavam que a obra sairia do papel. Com o asfalto, o acesso ao distrito e ao Açude Boqueirão de Piranhas fica mais dinâmico e seguro, promovendo avanço no desenvolvimento local por meio do comércio e do turismo.

João Azevêdo explica que, apesar dos atrasos em decorrência da falta de capacidade de algumas empresas, o compromisso de entregar a obra seria cumprido pelo seu governo.

“Nós sabemos as dificuldades que tivemos para concluir essa obra, mas havia uma determinação do governo de fazer, porque eu tinha assumido o compromisso que quando começamos essa obra, ela tinha que ser terminada”, disse o chefe do Executivo estadual.

Estrada de Boqueirão foi completamente asfaltada pelo governo João Azevêdo (Foto: Diário do Sertão)

Produção agrícola e turismo pela estrada

O governador entende que o maior impacto promovido pela pavimentação da Estrada de Boqueirão será na produção agrícola, no setor pesqueiro e no turismo da região. O Açude Boqueirão de Piranhas é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água do Nordeste, com um ecossistema de flora e fauna diverso e que agora conta também com suporte do projeto de transposição do Rio São Francisco. A presença de visitantes usufruindo do açude em momentos de lazer já é uma realidade crescente. Porém, agora com a estrada pavimentada, essas atividades tendem a crescer ainda mais.

“Eu sei da importância dessa obra. A gente quando faz uma estrada como essa, ela tem diversas finalidades. Não só a mobilidade, mas, acima de tudo, você ter condições de fazer com que todos os produtos que são aqui produzidos, tenham condição de sair sem que haja perda no transporte, sem que traga prejuízo ao agricultor da região”, destaca o governador.

“Agora, com essa estrada, a gente coroa uma luta de mais de cinquenta anos para que essa estrada ficasse pronta. Esse compromisso meu veio muito depois e agora estou aqui celebrando0 essa conquista, que é uma conquista do povo que lutou por essa obra nesses anos todos e que a gente, na condição de governador, teve a possibilidade de realizar”, acrescenta.

Morador de Boqueirão agradece a João Azevêdo pela pavimentação da estrada (Foto: Diário do Sertão)

Emocionados, moradores agradecem

A população do Distrito de Boqueirão reconheceu o compromisso e os esforços do governador João Azevêdo para cumprir a promessa de finalizar a pavimentação da estrada. Em nome dos moradores, o agricultor Manualdo Lima, conhecido com Manu, que reside no sítio Cajazeiras Velha, parabenizou o governador. “É uma obra importantíssima. O senhor se dedicou com todo empenho e fez por merecer. Toda a região, em menu nome, quer agradecer”, disse o ribeirinho.

“O depoimento do morador nos emociona porque eu sei as dificuldades que esse cidadão passou durante a vida toda para chegar em Cajazeiras, em Sousa, em qualquer região. É um depoimento natural, e eu acho que isso é o que motiva quem faz gestão pública”, respondeu o governador.

João Azevêdo inaugura pavimentação da Estrada de Boqueirão em Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

Mais estradas para os distritos

João Azevêdo falou ainda da importância do Programa Estradas da Cidadania, através do qual o governo investe em pavimentação de acessos a distritos em toda o estado. “A Paraíba passou para outro patamar. Antigamente se pedia estrada para as cidades. Hoje em dia se pede estradas para distritos. São vários distritos que nós estamos atendendo dentro de um programa chamado Estradas da Cidadania, que já atendeu mais de vinte distritos na Paraíba. Então, você imagina como a gente mudou a discussão sobre dignidade. Quando você faz uma estreada como essa, você está trazendo dignidade para as famílias”.

Mais agenda do governador

João Azevêdo ainda cumpre agenda nesta sexta-feira na região de Cajazeiras. Às 11h30, entrega a estrada PB- 382, que liga Serra Grande a São José de Piranhas. Na parte da tarde, a partir das 13h, no município de São José Piranhas, mais duas rodovias serão entregues: a que liga São José de Piranhas a Cajazeiras e a outra que liga o município à cidade de Serra Grande. O chefe do Executivo ainda inspeciona as obras da ponte sobre o rio Piranhas.

Depois, João Azevêdo visita Uiraúna, onde, às 16h, inspeciona as obras da PB-387, que liga o município a Vieirópolis; e assina convênios do Centro de Especialidades e do Hospital Menino Jesus. Segue então para Cajazeiras para entregar a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Carmelo, às 17h30; e a partir das 19h, preside a audiência do Orçamento Democrático Estadual – 9ª Região, que será realizada no Ginásio da Escola Cidadã Integral Técnica Manoel Mangueira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: