header top bar

section content

VÍDEO: Anahuac comenta o aspecto ‘comunista’ do software livre e o ‘individualismo’ dos profissionais de TI

Na coluna Nerdopolítica o professor de Tecnologia da Informação (TI) e consultor independente Anahuac Gil reflete sobre a filosofia do software livre e a sociedade do código aberto

Por Jocivan Pinheiro

14/09/2023 às 17h04 • atualizado em 14/09/2023 às 17h07

Na coluna Nerdopolítica desta quinta-feira (14), o professor de Tecnologia da Informação (TI) e consultor independente Anahuac Gil comentou sobre o aspecto ‘comunista’ da filosofia do software livre, que começou a ganhar adeptos a partir do pensamento do programador e hacker norte-americano Richard Stallman há cerca de 40 anos. Segundo ele, todo conhecimento tecnológico deveria ser compartilhado para benefício de todos.

Na opinião de Anahuac Gil, esse pensamento de colaboração e igual divisão diverge da característica ‘individualista’ da maioria dos profissionais de TI.

“O trabalhador de TI é um profissional bastante reacionário, elitista, eles se acham assim meio superiores a todos, ‘eu sei mais do que todo mundo, eu controlo os computadores, eu programo, e se eu estou acima da média, é por meu esforço próprio’. Esse sentimento individualista é muito forte. E o desenvolvimento colaborativo exige que você coloque isso um pouco de lado”, comentou Anahuac.

“Como bom Yankee, Stallman nunca assumiu o fundamento comunista da filosofia do Software Livre. Mas como chamar algo cuja produção, difusão, modificação e ganhos seriam realizados de forma colaborativa, igualitária e livre? Comunista? Sim, mas não vamos espalhar, porque dividir igualmente, dar oportunidade para todos, compartilhar poder e riqueza é ‘coisa de comunista'”, ironiza o professor.


Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Anahuac Gil no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.


LEIA MAIS: Na coluna Nerdopolítica, Anahuac Gil reflete sobre tecnologia e poder sobre a sociedade

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: