VÍDEO: Radiotelescópio instalado no Vale do Piancó vai mapear energia escura do universo a partir de 2024

O equipamento é capaz de explorar fenômenos desconhecidos como a matéria e energia escura através de rajadas rápidas de rádio

Por Diário do Sertão

28/11/2023 às 15h07 • atualizado em 28/11/2023 às 15h10

O radiotelescópio BINGO, que está sendo instalado no município de Aguiar para explorar fenômenos desconhecidos no universo, deve começar a funcionar até o fim de 2024. Depois do atraso por conta da pandemia e por questões burocráticas, o projeto foi retomado e aguarda a chegada de equipamentos da China para, finalmente, ser instalado,

O radiotelescópio BINGO vai ser instalação na Serra do Urubu, em Aguiar, município que fica localizado na região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano.

Liderado pelo Brasil com cooperação internacional, o projeto possibilita aos cientistas monitorar e estudar, através de ondas de rádio, fenômenos como a matéria e a energia escura, que podem ajudar a desvendar mistérios sobre a origem do universo após o Big Bang. A retomada do projeto foi possível graças ao destravamento de verbas de custeio.

A parte eletrônica, a estrutura de aço e as cornetas são feitas pela China, com previsão de chegar a Aguiar entre janeiro e abril de 2024. A estrutura de concreto que dará suporte aos equipamentos está sendo feita na Paraíba.

Se esse cronograma for cumprido, com todas as partes do radiotelescópio chegando ao Sertão da Paraíba, a expectativa é de que entre junho e agosto do próximo ano se inicie uma fase de testes; e entre novembro e dezembro, se tudo correr bem, BINGO poderá estar funcionando plenamente.

Representação do radiotelescópio BINGO (Foto: Divulgação/BINGO)

Os estudos teóricos já estão acontecendo e pelo menos 10 documentos, chamados de ‘papers’, que reúnem resultados de pesquisas, já foram publicados em revistas do ramo ou estão em vias de serem publicados. Outros 15 estão sendo elaborados, todos com base no radiotelescópio.

Esses documentos de pesquisas teóricas que antecedem a experiência prática são importantes não apenas no quesito científico, mas eles servem também para viabilizar o projeto na captação de recursos financeiros.

Aguiar-PB (Foto: Bozzano.info/Colaboração BINGO)

A intenção dos cientistas com o BINGO é saber o que significa a chamada ‘parte escura’ do universo. Cientistas afirmam que a parte que vemos corresponde a apenas 5% do universo. Além disso, eles buscam compreender a origem das grandes emissões de energias que vêm do espaço. Antigamente acreditava-se que eram emissões de energia do próprio planeta Terra, mas já foi provado que são energias vindas do espaço e elas podem comprovar muita coisa que até agora é mistério para todos nós.

Participam do projeto o Governo da Paraíba, Governo Federal, Fapesq-PB, Finep e Fapesp, além do governo chinês. Outras instituições de ensino, como universidades e institutos, de todo o mundo, estão incluídos nesse projeto.