header top bar

section content

Nutricionista sousense fala sobre pressão arterial e risco em consumir sal e outros alimentos. Vídeo!

Ricardo Resende falou sobre os perigos do excesso de consumo de sal e sua relação com a pressão arterial

Por Campelo Sousa

04/10/2017 às 17h09

O nutricionista Ricardo Resende em seu comentário no Direto ao Ponto desta semana na TV Diário do Sertão falou sobre a hipertensão arterial.

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome).

A pressão não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo). O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a almejada pressão 12/8.

O nutricionista fez um alerta para as pessoas que consomem bastante sal ou alimentos ricos em sódio. Assista ao vídeo acima!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: