header top bar

section content

VÍDEO: após nove anos de espera, população comemora sangria de açude São Gonçalo no município de Sousa

Segundo dados do Dnocs, a lâmina d'água do reservatório já ultrapassa os quatro centímetros e deve aumentar nas próximas horas

Por Campelo Sousa

17/03/2020 às 09h03 • atualizado em 17/03/2020 às 09h38

O açude de São Gonçalo, localizado no município de Sousa, Sertão da Paraíba, atingiu 100% do seu volume que é 40 milhões de metros cúbicos de água e amanheceu sangrando na madrugada desta terça-feira (17).

As fortes chuvas registradas na madrugada da segunda-feira (16) foram suficientes para levar uma grande recarga de água ao açude que aumentou 5.379.681m³ em menos de 24 horas, atingindo seu volume máximo.

Nas redes sociais, internautas comemoraram a sangria do açude. Em um dos vídeos um internauta aparece registrando a sangria às 2h da madrugada. Segundo dados do Dnocs, a lâmina d’água do reservatório já ultrapassa os quatro centímetros e vai aumentar nas próximas horas.

Volume do Açude de São Gonçalo, segundo dados da AESA (foto: reprodução)

VEJA TAMBÉM
VÍDEO: Chuvas de quase 140 mm faz açude da zona rural de Nazarezinho, na região de Sousa transbordar

VÍDEO: Açude rompe na zona rural de Carrapateira e desce em direção à cidade assustando moradores

Açude Sangrando após nove anos em Sousa (foto: reprodução/vídeo)

A construção
Inaugurado em 1936, a capacidade máxima para armazenamento de água do açude de São Gonçalo era de 44. 600.000 metros cúbicos, porém, após a reforma e construção das comportas feitas em 2019, a capacidade foi reduzida para 40.582.277 m³.

Açude São Gonçalo (foto: Neguinho Marques)

Última sangria
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), a última vez que o açude havia sangrado foi no dia 28 de fevereiro de 2011.

Maior sangria
Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a maior sangria registrada na história do açude de São Gonçalo foi de 1,83 metros em 1985. Em 2008, o reservatório transbordou em mais de um metro.

Reforma
Em outubro de 2017, aconteceu o processo de implosão da parede do açude que está preparado para receber as águas do projeto de Transposição do Rio São Francisco. A ação foi realizada açude recebeu também a instalação das comportas que foi concluído em 2019.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: