header top bar

section content

VÍDEO: Deputado diz que se encerrar quarentena e abrir comércio, vai faltar leitos e respiradores na PB

O parlamentar afirma que a cada dez pessoas infectadas pelo novo coronavírus, pelo menos duas têm o estado de saúde agravado e precisam de atendimento médico nos hospitais

Por Jocivan Pinheiro

17/04/2020 às 14h24 • atualizado em 17/04/2020 às 14h47

O deputado estadual Wilson Filho disse que compreende as pessoas que estão preocupadas com a economia e querem reabrir o comércio durante a pandemia do novo coronavírus, mas ele faz um alerta: se encerrar o isolamento social, vai faltar leitos e respiradores nos hospitais da Paraíba para atender os infectados.

O parlamentar afirma que a cada dez pessoas infectadas pelo novo coronavírus, pelo menos duas têm o estado de saúde agravado e precisam de atendimento médico nos hospitais. Segundo ele, se encerrar a quarentena neste momento, esse número vai aumentar, não haverá leitos e respiradores suficientes e as mortes deverão triplicar.

“O problema é que se boa parte da sociedade sair de casa, a quantidade de pessoas infectadas vai sair de uma para dez, de dez para vinte, de vinte para cinquenta, de inquenta para cem, de cem para duzentos, e aí aquele percentual que era de duas pessoas passa para vinte, para duzentas, para mais. E quando você pegar a doença, em algum momento não vai ter mais leito, não vai ter mais ventilador”.

VEJA TAMBÉM

Secretário de Saúde confirma primeiro caso de Covid-19 em Ipaumirim-CE e mais 8 casos suspeitos

Wilson Filho defende que o isolamento social ainda é o melhor caminho para frear a epidemia e evitar um colapso na saúde pública que resultaria em mais mortes.

“Cerca de 5 a 6% das pessoas que pegam o vírus, morrem. Não é que ficam com sequelas, não é que ficam com problema pro resto da vida, é que morrem, é que deixam filhos, pais, parentes, deixam amigos. E esse percentual tem tudo para aumentar porque este é o percentual quando se tem leito e ventilador à disposição, mas em algum momento vai começar a não ter. Eu acho que quem puder se manter em casa o máximo de tempo possível, faça, porque vai ter uma grande chance de salvar a vida daqueles que você mais ama”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: