header top bar

section content

VÍDEO: empresários fazem protesto em frente à casa do prefeito de Sousa e cobram reabertura do comércio

A prefeitura até tentou flexibilizar a abertura do comércio, mas a justiça da Paraíba suspendeu a decisão da gestão municipal

Por Diário do Sertão

25/05/2020 às 11h04 • atualizado em 25/05/2020 às 11h20

Dezenas de comerciantes realizaram protesto na noite deste domingo (24) em frente à casa do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, no bairro Gato Preto para cobrar a reabertura do comércio que foi fechado desde o dia 11 de maio por determinação da gestão por conta do aumento dos casos de coronavírus no município.

Os comerciantes chegaram de carro e pararam em frente à casa do gestor municipal, para tentar fazer com que o gestor busque uma solução me meio à pandemia para que o comércio seja reaberto. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o apelo feito por um dos participantes do protesto

“Estamos todos sofrendo, o senhor Fábio Tyrone como empresário e prefeito é o responsável maior por toda essa equipe que está aqui agora pedindo que você possa abrir o comércio para que voltemos a trabalhar, estamos sendo perseguidos pelo PROCON e a vigilância sanitária”, disse um dos comerciantes.

PREFEITO TENTA FLEXIBILIZAÇÃO

No dia 20 de abril, Tyrone resolveu adotar um plano de flexibilização da abertura de bares e restaurantes a partir durante o período de distanciamento social imposto pelo Governo da Paraíba. Os estabelecimentos poderiam funcionar pelo período de seis horas por dia de maneira ininterrupta ou fracionada. O tempo de funcionamento deve ser definido pelo proprietário, mas não poderá ultrapassar as 22h, nem funcionar das 13h às 17h.

VEJA TAMBÉM

Em Sousa, secretaria de saúde divulga novo boletim e confirma aumento dos casos de coronavírus

VÍDEO: sousense é curada do Coronavírus e tem alta de Hospital após ficar quase um mês na UTI

Procon e Polícia Militar fiscalizam comércios de Sousa

Os proprietários ainda deveriam disponibilizar somente 50% da capacidade de mesas e manter uma distância de dois metros entre uma mesa e outra. O estabelecimento também seria obrigado a deixar disponível álcool em gel e não promover aglomeração de pessoas. O horário de atendimento também deveria ser exposto no estabelecimento em um local visível.

JUSTIÇA BARRA FLEXIBILIZAÇÃO
Uma decisão da Justiça da Paraíba suspendeu o decreto da Prefeitura de Sousa, divulgado no dia 20 de abril, que determinou a reabertura do comércio da cidade durante a pandemia do novo coronavírus. Conforme a decisão cautelar, a pedido do Ministério Público, do juiz Natan Figueiredo Oliveira, publicada no domingo (26), caso a prefeitura descumpra a determinação, uma multa diária de R$ 20 mil vai ser aplicada.

Procon fiscaliza o fechamento dos comércios em Sousa

NÃO PODE ABRIR
Permanecem proibidos o funcionamento de lojas, shoppings, galerias, feiras, bares, restaurantes, espetinhos, lanchonetes, academias, centros esportivos, clubes sociais, academias, clínicas de estéticas, missas, cultos, transportes coletivos (públicos e particulares), salões de beleza e afins;

PODE ABRIR
Nos casos acima, exceto serviços médicos, odontológicos, farmácias, laboratórios e farmácias veterinárias;

Permitida a abertura de supermercados, frigoríficos, lojas de conveniências, postos de combustíveis, farmácias, hortifrútis, panificadoras, lava-jatos, oficinas mecânicas, borracharias e funerárias.

Também é permitida a comercialização de produtos pelo meio de entrega em domicílio (delivery).

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO À INSTRUÇÃO NORMATIVA 

OS NÚMEROS
Em boletim divulgado neste domingo (24), os casos confirmados agora são 124, entre eles 80 estão em isolamento domiciliar, 02 hospitalizados, 01 óbito e 41 estão recuperados. Os casos suspeitos que eram 57 agora são 54.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: