A importância de um Curso de Agronegócios em Cajazeiras

Por José Antonio – O objetivo geral de um curso de Agronegócios seria o de capacitar profissionais para atuar nesta área e modernizar e tornar mais eficiente o setor primário. Sabemos que a chegada de mão-de-obra qualificada na zona rural, que no município de Cajazeiras é extremamente precária e com o aporte de novos conhecimentos iriam incrementar e beneficiar substancialmente todos os envolvidos no setor primário e secundário de nosso município.
Em Sousa, o IFPB, mantém um curso de agropecuária, que tem ofertado excelente mão-de-obra qualificada o que tem tornado o município na vanguarda da Paraíba nesta área, com fundamentos teóricos e práticos para : “manejar, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planejar e executar projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Selecionar, produzir e aplicar insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realizar atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realizar colheita e pós-colheita. Realizar trabalhos na área agroindustrial. Operar máquinas e equipamentos. Manejar animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializar animais. Desenvolver atividade de gestão rural. Observar a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projetar instalações rurais. Realizar manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planejar e efetuar atividades de tratos culturais”
Não conheço os objetivos do Curso do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), voltado para o Agronegócio, já aprovado pelo Ministério da Educação, mas deve ser da mesma linha do existente no de Sousa, Unidade de São Gonçalo, que possui uma imensa área rural federal destinada para o campo de estágio.
Recentemente, escrevi um artigo, defendendo que os recursos oriundos do governo estadual e federal, que resultou na reconstrução da Escola Manoel Mangueira Lima, fossem destinados para uma Escola Agrícola no Distrito de Engenheiro Avidos, em terras pertencentes ao governo federal, administradas pelo DNOCS. Não tenho dúvidas, que um dia teremos uma escola do porte da de São Gonçalo, implantada em Boqueirão de Piranhas, tudo depende de nossa luta e foco.
LEIA TAMBÉM:
Agora aparece uma nova bandeira de luta que é a do SENAR, com a prefeitura de Cajazeiras, para a criação de um curso voltado para o agronegócio. Tenho certeza que em breve teremos alunos já matriculados no mesmo, com o objetivo de qualificar mão-de-obra para tão importante setor econômico de nosso município.
As águas do Velho Chico já circulam pelo município de Cajazeiras, mas pouco ou quase nada delas estão sendo utilizadas para a produção de riqueza, serviços, ampliação de mão-de-obra, geração de emprego e renda, enquanto isto, o município de Sousa vem cada vez mais se consolidando como um grande pólo agropecuarista e a implantação deste curso, em Cajazeiras, seria um dos caminhos para também ingressarmos nesta vereda do desenvolvimento rural.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário