header top bar

José Ronildo

section content

Ameaças golpistas

17/03/2024 às 09h27

Coluna de José Ronildo - Créditos da foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por José Ronildo – Em encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com senadores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), falou da importância da eleição do petista para a democracia e emendou que, se não fosse a posse de Lula, ele e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes estariam presos.

Já Lula fez questão de destacar a importância de Pacheco na defesa da democracia e acabou lançando o senador à disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026.

Na apuração da Polícia Federal sobre uma tentativa de golpe de Estado em 2022, os investigadores encontraram uma minuta golpista que previa a prisão de Pacheco, Moraes e do também ministro do STF Gilmar Mendes.

Segundo a PF, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu essa minuta e chegou a pedir a retirada dos nomes de Gilmar e Pacheco, e a manutenção do de Alexandre de Moraes.

LEIA TAMBÉM:

No encontro realizado por Lula para se aproximar também dos senadores, Pacheco fez questão de destacar a importância da eleição do petista.

Disse que foi muito importante para a reafirmação da democracia brasileira, principalmente em um momento em que havia movimentos de pessoas que tramavam um golpe de Estado, e ainda pretendiam a prisão de autoridades e pessoas públicas.

Neste momento, colegas de Pacheco emendaram: “Inclusive a prisão do senhor e do Alexandre Moraes”. Pacheco respondeu: “Isso mesmo, inclusive a minha e a do ministro Alexandre de Moraes”.

Lula disse que seu governo tem a “plena consciência da importância que Pacheco teve para manutenção do processo democrático brasileiro, para a realização das eleições, juntamente com o ministro Barroso, quando esteve à frete da presidência do TSE defendendo os ataques que tinham como finalidade desacreditar as urnas eletrônicas e o processo eleitoral.

Pacheco disse que o ministro da Articulação Política foi fundamental para a aprovação dos projetos governistas no Congresso Nacional no ano passado. Já o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira tem adotado uma posição crítica em relação a Padilha.

O presidente aproveitou para defender também Alexandre Padilha. Disse entender as dificuldades do cargo de ministro da Articulação Política, que sempre causa desgastes políticos, mas reafirmou sua confiança total no auxiliar e que não está em cogitação trocá-lo. Para lidar com um congresso cada vez mais ávido por poder e emendas, o presidente Lula está tendo que ter muito jogo de cintura.

Aprovação

Repercutiu bastante a queda na avaliação do governo Lula nas últimas pesquisas. O que estaria acontecendo, tendo em vista que o País vive um bom momento na economia com aumento do PIB, queda no desemprego, retomada do consumo, preços e combustíveis controlados.

É bem verdade que o País continua vivendo uma polarização entre esquerda e direita, representadas pelo próprio Lula, vitorioso após uma disputa acirrada e o ex-presidente Bolsonaro, que vai além do das ações do governo e da situação econômica.

O governo federal lançou alguns programas importantes como o de negociação dos endividados que estavam com o nome do SPC-Serasa; reestruturação do Bolsa Família, que no governo anterior foi transformado em um Auxílio Emergencial, mesmo depois da pandemia, com o ingresso de milhares de jovens e com a manutenção do pagamento de R$ 600,00, com acréscimo para as famílias com filhos menores, além do vale gás.

As pesquisas apontam que o presidente continua tendo o apoio do Nordeste e Bolsonaro dos evangélicos, militares, sul e sudeste.       Talvez a queda na popularidade tenha a ver com o aumento da violência, dos assaltos e principalmente do avanço do crime organizado, além das viagens para o exterior.

Muitos eleitores, lógico, gostariam de ter um presidente no meio do povo, como ocorria com Bolsonaro que priorizava as viagens pelo País, mantendo sempre o contato direto com seu eleitorado.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: