header top bar

José Ronildo

section content

Drogas e aborto

23/03/2024 às 09h27

Coluna de José Ronildo - Brasília (DF) 07/03/2024 - presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante discurso contra a votação no STF que libera pequenas quantidades de maconha para usuários. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Por José Ronildo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a ministros do STF que considera negativo o fato de a corte estar se debruçando sobre temas da pauta de costumes, como aborto e uso de drogas.

Em conversas recentes, o petista argumentou que estes temas, com ampla rejeição na sociedade, apenas dão gás ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seus aliados e seguidores, que aproveitam para ganhar visibilidade em redes sociais.

Além disso, geram reação no Congresso, tumultuando o ambiente legislativo para o governo. Um exemplo claro é a proposta de emenda que veta a posse de drogas em qualquer quantidade, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa na quarta-feira (13). O ministro Alexandre de Morais tem afirmando que não se trata da descriminalização da droga para consumo, mas sim, definir qual a quantidade é consumo e qual é tráfico, no momento em que a Polícia fizer essa abordagem.

O presidente pensa em procurar ministros da corte com os quais tem mais proximidade para expor esse ponto de vista. É evidente que mesmo sendo decisões do STF, como a descriminalização do aborto com um determinado tempo de gestação e do uso de maconha, não sendo crime o porte de pequenas quantidades o eleitorado que é contra o aborto em qualquer circunstância, a exemplo dos evangélicos e católicos, bem como, a descriminalização da maconha para consumo como se fosse uma pauta do governo, quando na realidade não é,  reforçando a tese de que o PT e a esquerda e o próprio  Lula são favoráveis ao aborto e liberação das drogas.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o ministro Alexandre de Morais o STF precisa deixar claro para juízes, promotores e inclusive para a Polícia o que é tráfico e o que é consumo, com base na quantidade aprendida com o suspeito. A maioria dos deputados e senadores querem que continue sendo crime a apreensão mesmo que para o consumo independente da quantidade.

Encontro

A pré-candidata a prefeita Socorro Delfino participou de um encontro recente com a militância de Júnior Araújo, Carlos Antonio e Denise Albuquerque. O casal, entretanto, ainda não participou de nenhum evento envolvendo os dois grupos, nem apareceu na foto para celebrar o apoio a Socorro Delfino, a pré-candidata do prefeito José Aldemir. Essa é a foto mais aguardada da década.

 Jamais

Há algum tempo atrás o prefeito José Aldemir disse que jamais a imprensa ia registrar essa foto. O fato é que está valendo o ditado popular “Nunca diga dessa água não beberei”. Zé Aldemir tirou o grupo de Carlos Antonio, Júnior e Denise do poder em Cajazeiras e agora, após muita troca de acusações, o grupo de junta novamente. Desta vez para enfrentar o grupo liderado por Chico Mendes e Jeová Campos. É a dinâmica da política.

 Chapa

Onde o pré-candidato a prefeito Chico Mendes participando de encontros e reuniões, lá está o médico Pablo Leitão. Certamente a chapa está formada: Chico, prefeito e Pablo, vice. Se Chico não puder ser candidato, Pablo assume a cabeça de chapa e Chico, juntamente com Jeová Campos indicariam o vice. Pelo menos essa é a expectativa de Pablo e do seu grupo político.

Aderindo

Os mangueiras estão se rendendo à liderança política e ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Espedito Filho, em Triunfo. O primeiro a aderir foi o ex-prefeito Damísio Mangueira, o líder da família; agora, pasmem, o ex-prefeito que foi derrotado por Espedito, Zé Mangueira também anunciou sua adesão.

A família mangueira ficou 18 anos no poder em Triunfo, mas vinha se desgastando a cada mandato pela falta de obras e ações. Pelo visto tudo caminha para candidatura única, apesar de ainda existirem alguns resquícios oposicionistas com possibilidade do lançamento de uma candidatura.

Lojas de confecções

É impressionante o número de lojas de confecções abertas na cidade de Cajazeiras nos últimos meses. Acredito que umas dez e sempre cheias de gente, especialmente nos dias de pagamento do Bolsa Família e outros programas do governo federal, como Garantia Pesca.

 Buracos

A Secretaria de Infraestrutura precisa urgentemente tapar os buracos que reapareceram na Estrada do Amor, pois podem provocar acidentes. Aliás, é preciso intensificar, mesmo no período invernoso uma operação tapa-buraco e de limpeza em toda cidade, especialmente nos bairros e loteamentos.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: