Engenheiro Avidos

Por José Ronildo – Localizada em Cajazeiras, a Barragem Engenheiro Avidos, principal barragem no leito do Rio Piranhas, é um marco da engenharia e da luta contra a seca no Nordeste. Com 1.124 km² de área, ela barra o Rio Piranhas, a mais importante bacia hidrográfica da região, garantindo irrigação para 5.000 hectares, controle de cheias e piscicultura.
Os primeiros estudos para sua construção remontam a 1909, mas foi a grande seca de 1915 que acelerou as demandas. Em 1919, um grupo de mulheres de Piranhas (PB) fez um apelo emocionado à primeira-dama D. Marly Sayão Pessoa, esposa do presidente Epitácio Pessoa, para que a obra saísse do papel.
Iniciada em 1921 pela empresa Dwight P. Robinson & Co., as obras enfrentaram paralisações e tragédias. Retomadas em 1932, foram marcadas pela epidemia de tifo disentérico, que matou dezenas de trabalhadores, incluindo o engenheiro Moacir Avidos, homenageado no nome da barragem. Sob o comando do engenheiro Sílvio Aderne, da IFOCS (atual DNOCS), a obra foi concluída em 30 de setembro de 1936 e inaugurada em 19 de novembro do mesmo ano.
O antigo sangradouro por cima da parede foi substituído na década de 1970 por comportas modernas, aumentando a segurança e eficiência. Segundo relatos, após uma grande cheia que deixou os engenheiros do Dnocs preocupados, a decisão foi no sentido de fazer um vertedouro na lateral da barragem, com grandes comportas.
LEIA TAMBÉM:
Como mais uma ação do governo federal para dar segurança hídrica a região e combater a seca, o açude, passou a receber as águas da Transposição do São Francisco e por isso passou por reformas, com a recuperação das comportas grandes (vertedouro) e da modernização das de fundo, além da retirada de infiltrações da parede.
O que observamos que foi a construção de grandes barragens na região do semiárido, barrando as águas dos seus principais rios não foi suficiente para dar a segurança hídrica para seus moradores, até porque as cidades cresceram bastante. A saída foi justamente trazer água do Rio São Francisco para manter essas barragens cheias e os rios perenizados.
Nos períodos de seca na região do semiárido, o comércio era invadido pelos agricultores famintos e com sede. Frentes de trabalho eram abertas e muita gente tinha que migrar para São Paulo em paus de arara. Por incrível que pareça, a transposição hoje não dá segurança hídrica apenas ao semiárido, mas a grandes cidades, como Fortaleza e Campina Grande, que ficam na região litorânea.
As barragens, como Engenheiro Avidos com muita água, descendo pelo Rio Piranhas e garantindo o abastecimento das propriedades que ficam às suas margens, favorecendo a pecuária e a produção agrícola. Hoje já não temos a mesma dificuldade de tempos atrás.
Definido
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Poço de José de Moura, Jornalista Geraldo Wilson de Andrade (Geraldinho), vai apoiar o empresário e ex-prefeito de Sousa, Fábio Tayrone, para deputado federal e Larúcia Sá, primeira dama de São João do Rio do Peixe para deputada estadual.
Já a ex-candidata a prefeita pela oposição, mmesmo grupo político de Geraldinho, Galega de Raimundão vai apoiar Fábio Tayrone para federal e provavelmente, Júnior Araújo para estadual.
Aliança
O ex-prefeito de Cajazeiras José Aldemir reafirmou sua disposição de disputar uma vaga na Câmara Federal e destacou a importância de garantir uma representação sertaneja forte em Brasília. Minha pré-candidatura a deputado federal é irreversível. Não é um projeto pessoal, mas um chamamento do povo que deseja ver um representante filho da região na Câmara dos Deputados, afirmou Zé Aldemir.
Questionado sobre as alianças políticas no município de Cajazeiras, o ex-prefeito confirmou a parceria com o deputado estadual Júnior Araújo, reforçando a aliança das duas lideranças. “Em Cajazeiras continua firme a parceria com Júnior Araújo. Vamos fazer uma dobradinha forte em defesa dos interesses da nossa terra”, declarou.
Bases
Depois de muitas conversas nos bastidores e articulações políticas intensas nos últimos meses, o prefeito de São José da Lagoa Tapada, Neto de Coraci anunciou na terça-feira (22) seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à reeleição em 2026. O anúncio foi feito durante uma reunião com lideranças e representantes da base aliada, reforçando o alinhamento político entre o gestor municipal e o parlamentar sertanejo, que tem ampliado seu espaço em várias regiões da Paraíba.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário