Ex-senador, cajazeirense João Claudino é homenageado em Brasília

Por José Antonio – João Vicente de Macêdo Claudino, nasceu em Cajazeiras no dia 09 de fevereiro de 1963, filho de João Claudino Fernandes e Maria do Socorro Macedo e jovem ainda migrou para o Maranhão/Piauí. É economista, empresário e ex-senador pelo Piauí entre 2007 e 2015. Fez do esporte como política de inclusão uma de suas principais bandeiras na atuação no Senado, ampliando o acesso à prática esportiva por meio de iniciativas voltadas ao esporte de base e escolar, à valorização de atletas locais e ao fortalecimento de estruturas esportivas. Fora do Parlamento, segue atuante como presidente de honra do Fluminense-PI.
Na sua vida pública, disputou o governo do Piaui, mas não obteve vitória e já passou pelos seguintes partidos: PSDB (1997–2000) PTB (2001–2016) PTB (2018–2022) PODE (2022–2023) PSDB (2023–2024) Solidariedade (2025) PP 2025–presente.
O ex-senador João Vicente Claudino foi homenageado com a Medalha Rei Pelé em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
A entrega da honraria foi feita pelo deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), atualmente secretário de Articulação Institucional de Teresina, autor da indicação, com a presença do senador Ciro Nogueira e do segundo-secretário da Mesa Diretora, deputado Lula da Fonte (PP-PE).
LEIA TAMBÉM:
A Medalha Rei Pelé está em sua primeira edição e reconhece pessoas e instituições que se destacam pela promoção da inclusão social por meio do esporte. A honraria é um marco no Parlamento brasileiro, celebrando o legado do maior atleta do século e incentivando ações voltadas ao esporte como política pública.
Durante o discurso, João Vicente Claudino relembrou sua trajetória de mais de 40 anos de incentivo ao esporte, destacando que cerca de 70 mil jovens piauienses foram impactados diretamente por projetos e ações promovidas ao longo dos anos.
Ao indicar o nome de João Vicente Claudino, Júlio Arcoverde destacou que esse legado começou ainda com o empresário João Claudino, patriarca da família, e foi levado adiante com dedicação e visão de futuro. “João Vicente deu continuidade ao que começou na iniciativa privada e levou essa bandeira para o Senado, tratando o esporte com a seriedade e a importância que ele merece como política pública”, afirmou Arcoverde.
João Vicente, enquanto senador, teve uma participação marcante e efetiva para a criação do Curso de Medicina em Cajazeiras, pois entregou em mãos do presidente Lula toda a documentação que solicitava a sua criação em Cajazeiras. E Lula teria lhe indagado: o que você tem com Cajazeiras e João teria lhe respondido: sou filho desta querida cidade.
E depois de uma luta fervorosa, começou a funcionar em 2007 e teve umas das maiores concorrências no vestibular 2010, com 23,46 candidatos por vaga e ainda correu o risco de ser impugnado, mas a sociedade civil organizada conseguiu superar, junto com o professor Thompson Mariz, reitor da universidade federal de Campina Grande, todos os obstáculos.
Os amigos de João Vicente ao vê-lo homenageado, sentem-se também parte desta conquista, além de permanecer viva a lembrança de seu querido pai, João Claudino Fernandes, de saudosa memória.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário