header top bar

José Ronildo

section content

Novas mudanças

18/09/2023 às 16h30 • atualizado em 18/09/2023 às 16h31

Câmara dos Deputados Federais ( Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Por José Ronildo – A Câmara dos Deputados aprovou novas mudanças na legislação eleitoral para as próximas eleições, inclusive, a questão da cota para mulheres na disputa por cadeiras no legislativo e na cota para o financiamento das campanhas de negros, além de simplificar a prestação de contas por parte dos partidos e anistiar os condenados a pagar multas.

Essa lei aprovada das cotas para candidatas mulheres terminou resultando na cassação de um grande número de deputados estaduais e vereadores, principalmente, pelo fato de partidos políticos terem apresentado candidaturas laranjas. As mulheres foram inscritas como candidatas, mas não na prática não disputaram um único voto. Era apenas com a finalidade de burlar a lei.

Evidente que a participação feminina na política é importante, mas tem que ser de forma natural e não uma imposição da lei, de cima pra baixo. Já houve um aumento muito grande de mulheres disputando mandatos e eletivos e sendo eleitas, e acredito que a mulher tendo liderança, não vai faltar espaço nos partidos políticos, portanto, essa obrigatoriedade no meu entendimento não deveria sequer ter existido. Segundo as informações, a maioria dos partidos políticos, incluindo os de esquerda estão apoiando o pacote, que é do interesse de muitos deputados.

Apoio

Segundo alguns analistas, o apoio do setor educacional, como professores, diretores, vice-diretores, coordenadores e demais funcionários ao nome da professora Socorro Delfino como candidata a prefeita apoiada pelo prefeito José Aldemir pode ser o diferencial para ela conquistar a cobiçada vaga.

Outro ponto a seu favor tem sido o trabalho que vem sendo realizado na Educação, mantendo sempre uma agenda positiva no governo de Zé, com inaugurações de reformas e ampliações de escolas. Outro ponto positivo foi o aumento do número de alunos matriculados nas escolas municipais, numa grande demonstração de que aos pais voltaram a acreditar no ensino municipal. Tudo funcionou muito bem nesse ano letivo, sem greves, com merenda, transporte, etc. A expectativa é no sentido de que as demissões que ocorreram na saúde não cheguem à educação, que já teve que atrasar salários de contratados e comissionados por causa da queda do FPM. Como existe a promessa de compensação por parte do presidente Lula, a esperança é que isso não ocorra.

Delação

Após a delação do tenente coronel Mauro Cid à Policia Federal e aceita pelo ministro Alexandre de Morais, a expectativa é com relação ao que ele já disse ou vai dizer sobre a participação do ex-presidente Bolsonaro nos atos criminosos cometidos pelo ajudante de ordens, como a questão do cartão de vacina, venda de joias e golpe de Estado.

PSDB

Segundo uma fonte, o prefeito de Cajazeiras José Aldemir teria mandado o recado: não aceita o PSDB de Pedro e Cássio na sua aliança para 2024. O sargento Orlando e Waldemar Carolino teriam que ir para o PP ou PSD. A confusão está grande nos bastidores por conta da formação das chapas para disputar cadeiras na Câmara Municipal. O sargento Orlando estaria resistindo.

Centralizando

A gerente da Regional de Educação do município de Cajazeiras foi proibida de prestar declarações a respeito dos problemas que sempre aparecem no setor. Não pode sequer falar sobre as ações desenvolvidas pela educação em termos de melhorias. Só o secretário ou a assessoria de imprensa pode falar. Isto é, no lugar de descentralizar as informações, fizeram o contrário.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: