header top bar

José Ronildo

section content

Pesquisa

14/09/2025 às 14h27

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo – A pesquisa Genial/Quaest divulgada na quinta-feira (21), confirma a curva de recuperação do presidente Lula no cenário eleitoral de 2026. O petista lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos na disputa para a Presidência da República, nas eleições de 2026, e se descolou dos adversários pesquisados em um eventual segundo turno.

Na pesquisa anterior, de julho, Lula aparecia empatado com Tarcísio de Freitas no limite da margem de erro, em eventual segundo turno. Na pesquisa atual, o petista venceria o governador de São Paulo por 43% a 35%.

O petista também venceria todos os demais potenciais candidatos da direita, por uma diferença entre 10 e 16 pontos percentuais. Contra o ex-presidente Bolsonaro, por exemplo, se revertida a inelegibilidade, Lula teria 12 pontos de vantagem, com 47% contra 35% do adversário. Contra Michelle, o petista teria 13 pontos de vantagem, 47% a 34% contra a ex-primeira dama, e venceria ainda Eduardo Bolsonaro com 15 pontos percentuais de frente, 47% a 32%.

A menor diferença, depois da disputa com Tarcísio, seria contra o governador do Paraná, Ratinho Jr., com 44% a 34%. Já contra o senador Flávio Bolsonaro, testado pela primeira vez, e os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado, de Goiás, a diferença seria de 16 pontos.

LEIA TAMBÉM:

Outro sinal positivo para Lula é que 47% dos entrevistados têm mais medo da volta de Bolsonaro do que da reeleição do petista. Já 39% dizem ter mais medo da permanência de Lula. Mas entre os eleitores que dizem não ter posicionamento político, esse percentual de medo de Bolsonaro avançou de 36% para 46% em relação à pesquisa anterior, enquanto o índice dos que dizem temer Lula recuou de 31% para 25%.

Avaliação

A coluna Faisqueira trouxe a informação dando conta de que a prefeita Corrinha Delfino estaria fazendo uma avaliação do desempenho do seu secretariado. Será que ela está satisfeita com o desempenho de todos? A gestor não tem sido afeita a elogiar auxiliares nas entrevistas e inaugurações, diferente do seu antecessor, José Aldemir que rasgava elogios à sua equipe de governo.

Alguns secretários não estão acompanhando o ritmo da prefeita em relação à divulgação de suas ações, já que aparecem pouco na mídia e raramente prestam entrevista.

Crescimento

O setor agropecuário teve crescimento de 10,1% no PIB do segundo trimestre, impulsionando o avanço dos 2,2% do PIB brasileiro o período, com alta expressiva e grãos, como milho, soja e arroz e estabilidade em culturas como café e algodão, ajudando no desempenho.

Soja e a segunda safra de milho foram apontadas como principais vetores de crescimento econômico. Exportações aquecidas de soja, milho e carnes também deram suporte ao setor, que se mostrou forte no mercado interno e externo.

 CURTAS

O Nordeste foi a região com o maior número de inscritos no Enem 2025.

Educação Camilo Santana disse que cursos de medicina mal avaliados pelo MEC podem ser suspensos ou até extintos.

7 de Setembro do governo Lula teve boné “Brasil Soberano” e ausência do STF.

O que repercutiu na manifestação dos bolsonaristas em defesa da anistia foi a bandeira dos Estados Unidos em plena comemoração da independência do Brasil.

Lula, que vai completar 80 anos, afirmou que só será candidato ao quarto mandato se estiver bem de saúde.

O governo ganhou fôlego após a taxação dos Estados Unidos nas exportações brasileiras, atendendo pedido de Eduardo Bolsonaro.

Na coluna anterior fiz um balanço do número de apoios que cada pré-candidato a deputado estadual tem dos prefeitos. Esqueci Marcos Eron, que tem o apoio da prefeita de Monte Horebe, Milena Nogueira.

Apesar dos avanços, o desafio da coleta seletiva de material reciclável em Cajazeiras ainda é muito grande.

O governador João Azevêdo entregou mais 104 micro-ônibus a municípios paraibanos.

Estranhamento o deputado estadual Júnior Araújo não apareceu entre os 36 mais votados em uma pesquisa contratada pelo Polêmica Paraíba.

O deputado estadual Chico Mendes apareceu na segunda colocação, atrás de Adriano Galdino.

Já a estreante Larúcia Sá, primeira dama de São João do Rio Peixe apareceu entre os 36.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: