header top bar

José Ronildo

section content

Propostas de governo

29/03/2024 às 18h30

Coluna de José Ronildo.

Por José Ronildo – Até o presente momento poucas propostas de governo por parte dos pré-candidatos a prefeito de Cajazeiras foram apresentadas. O fato é que a campanha já começou faz tempo e, portanto, de forma extemporânea. O momento realmente é do “oba-oba” junto à militância e ao eleitorado. É uma preparação para o grande embate. No momento faz parte da agenda dos pré-candidatos, Socorro Delfino e Chico Mendes, as visitas, especialmente nos bairros e zona rural, encontros com a militância e participação nos eventos sociais, esportivos, etc.

Chico Mendes prometeu fazer Xamegão com trintas dias, como acontecia no governo de Vituriano. A proposta recebe crítica, pois não caberia mais nos tempos atuais. No momento da promessa, ele fazia críticas ao fato do prefeito José Aldemir, alegando dificuldades financeiras e bloqueio de recursos, não ter realizado a festa ano passado.

Uma outra proposta apresentada por Socorro Delfino, que obteve boa aceitação foi buscar a implantação de mais uma UPA para a cidade. O ideal seria uma unidade exclusiva para crianças, especialmente após a decisão do HUJB de não fazer mais esse tipo de atendimento.

É inegável os avanços significativos na infraestrutura da cidade de Cajazeiras nas gestões de Zé Aldemir, a exemplo da ampliação da malha asfáltica, juntamente com outras obras executadas pelo governo do Estado que não partiram do gestor, a exemplo da abertura e pavimentação da João de Sousa Maciel; o acesso asfáltico a 6ª Ciretran; a urbanização do entorno do estádio Perpetão; o asfalto de Boqueirão, mas ainda tem muita coisa para ser feita, especialmente obras de infraestrutura com maior impacto na cidade, a exemplo das alças norte e leste; o saneamento básico do entorno do Açude Grande (Cajazeiras conta com pouco mais de 50% de suas residências ligadas à rede de esgoto da Cagepa) e a própria urbanização. Outro problema sério de Cajazeiras é essa tubulação velha de água, especialmente nas ruas centrais, feita ainda com amianto que vive estourando e danificando nosso asfalto novo.

LEIA TAMBÉM:

Cajazeiras já teve grandes conquistas que contaram com o envolvimento da sociedade civil organizada, especialmente das lideranças empresariais, a exemplo do Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira; do curso de medicina e da transformação do Hospital Infantil em um Hospital Universitário, que deixou de ser infantil, para ser geral e com ampliação na parte física e nos serviços prestados. A luta era pela construção de um novo hospital que era uma ideia do governo do PT, mas que não foi encapada pelos governos seguintes de Michel Temer e Bolsonaro.

Após a decisão de não construir um novo hospital, a Ebserh, já na gestão de Bolsonaro prometeu ao Reitor Antonio Fernandes que ia ampliar a parte física do HUJB, bem como seus serviços e vem cumprindo. Para que tudo isso ocorra é preciso que o prefeito municipal esteja à frente, indo para Brasília. Não vou dizer que o atual prefeito tenha se furtado de exercer esse papel, não. Ele esteve sim em Brasília e em João Pessoa, ao lado da deputada estadual Dra. Paula sempre que houve essa necessidade.

Como conquistas mais recentes desse envolvimento do gestor estão a construção da Unidade Avançada de Oncologia do Napoleão Laureano e UTI Pediátrica do HRC, que aconteceu durante um surto de viroses e doenças respiratórias que provocou, inclusive a morte de uma criança em transferência para Campina Grande. Falta agora, a UTI neonatal.

Em relação as propostas dos pré-candidatos a prefeito de Cajazeiras, é preciso melhorar a mobilidade urbana do nosso centro; ninguém aguenta mais esse calçamento horroroso; avançar com a pavimentação a paralelepípedos nos bairros e asfáltica (o prefeito José Aldemir informou que já tem projeto e recursos a serem liberados para novas pavimentações asfálticas, a exemplo da Avenida Aldo Matos de Sá); também é preciso transformar o Mercado Público em um Shopping Popular e resolver a revitalização da Travessa Joaquim Costa, além de melhorar o espaço do largo da Telemar (os feirantes teimam em ficar nas calçadas); também avançar nessa questão dos animais de rua.

Não é possível que a ONG de Cléo Moura continue alimentando e resgatando animais de rua sem receber um centavo dos governos estaduais e federal. Precisamos urgentemente de um Centro de Reabilitação e parcerias com as entidades protetoras.

Contribuintes de ICMS

Cajazeiras figurou na lista dos 100 maiores contribuintes de ICMS do Estado apenas com o Armazém Paraíba de N Claudino. Antes tínhamos várias empresas nessa relação. Infelizmente, algumas empresas que sempre apareciam bem, encerraram suas atividades, a exemplo da Cavalcanti Primo, que teve sua concessionária fechada por decisão da Ford em deixar de fabricar seus veículos populares no País; o Atacadão Rio do Peixe e a Rovecol que tinha o carro popular mais vendido do Brasil, no caso, o Gol.

A concessionária de veículos Dical, continua em atividade, mas não apareceu. Dos grandes supermercados de Cajazeiras apenas o das Palmeiras deu o ar da graça e numa posição bem distante, entre os 500 maiores, além de Ferreira Cosméticos, Lojão Rio do Peixe e Fiação Patamuté. Cajazeiras conta com várias lojas de veículos usados. Nenhuma aparece.

Também temos grandes empresas que se instalaram em Cajazeiras, mas suas matrizes são em outras cidades, a exemplo da Loja de eletrodomésticos Magazine Luíza, Casas Bahia e mais recentemente, Mix Mateus. No ramo de supermercados se esperava a presença do Cajazeiras, por exemplo, dos empreendimentos de João Araújo, mas não foi o que aconteceu.

No campo industrial, Cajazeiras continua capengando, diferente da vizinha cidade de Sousa que apareceu muito bem, especialmente com os últimos laticínios instalados aproveitando o grande potencial que o município tem para a pecuária e agricultura com muita terra boa e um perímetro irrigado. Agora com água permanente da Transposição do São Francisco tem tudo para deslanchar ainda mais.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: