header top bar

José Ronildo

section content

Reeleição

27/06/2025 às 19h30

Boletim de urna eletrônica - Foto: TRE-SP

Por José Ronildo – Pesquisa Datafolha mostra que 57% dos brasileiros são a favor de permitir que presidentes, governadores e prefeitos disputem a reeleição, enquanto 41% são contrários à possibilidade. Os outros 2% disseram não saber responder. O resultado vai na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com a reeleição no Executivo e unificar a duração dos mandatos e as datas das eleições. O texto, que foi aprovado em maio pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (PEC 12/2022), agora está em tramitação no Senado.

Pesquisa Datafolha mostra que 57% dos brasileiros são a favor de permitir que presidentes, governadores e prefeitos disputem a reeleição, enquanto 41% são contrários à possibilidade. Os outros 2% disseram não saber responder.

O resultado vai na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com a reeleição no Executivo e unificar a duração dos mandatos e as datas das eleições. O texto, que foi aprovado em maio pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (PEC 12/2022), agora está em tramitação no Senado.

O levantamento Datafolha indica, contudo, que 59% da população apoia a ampliação de todos os mandatos eletivos de quatro para cinco anos, conforme prevê a PEC. Já 37% são contrários. O restante se diz indiferente ou que não sabe responder.

LEIA TAMBÉM:

Caso a PEC em questão seja aprovada, mudanças seriam feitas de forma gradual e não afetariam as eleições de 2026.

De certa forma a pesquisa surpreendeu muita gente que imaginava que a grande maioria da população era contra à reeleição.

Rejeição

A Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) criticou a possibilidade do vereador Carlos Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro, se candidatar ao Senado por Santa Catarina. Santa Catarina precisa de “representantes com raízes no Estado”, disse a entidade em comunicado. “Santa Catarina tem lideranças políticas preparadas e legítimas para representá-la no Congresso Nacional. A indústria catarinense defende que a voz do Estado em Brasília deve ser constituída com base no mérito, no diálogo com a sociedade e na profunda conexão com os catarinenses e não por imposições externas.”

Vereador há 24 anos na cidade do Rio de Janeiro, Carlos planeja deixar o estado. Com isso, há possibilidade de ele ser candidato ao Senado por Santa Catarina.

Jair Bolsonaro (PL) quer aproveitar o bom desempenho eleitoral no estado, onde obteve 69,27% dos votos válidos no 2º turno nas eleições de 2022. Vereador mais votado da capital fluminense na eleição municipal de 2024, com 130.480 votos, Carlos não terá espaço para a disputa das duas vagas ao Senado pelo Rio.

Rompimento

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) voltou a negar qualquer rompimento político com o governador João Azevêdo. Em meio às especulações sobre uma possível saída do PSB, o parlamentar foi direto ao ser questionado se estaria deixando a base do governo: “Romper? Porque eu vou mudar de partido? Essa não é a questão.

Segundo Júnior, o debate sobre uma eventual filiação a outra legenda diz respeito a questões locais e não representa afastamento do projeto liderado por Azevêdo. As questões locais é justamente o fato do PSB em Cajazeiras está totalmente sob o controle do deputado estadual Chico Mendes.

O distanciamento político entre Júnior e o governador é evidente, entretanto, inclusive ele chegou a dizer que o governador precisa dizer que quer o apoio do seu grupo em Cajazeiras, já que não vem sinalizando nessa direção. Isso certamente provocou essas especulações. O fato é que Júnior está fora do governo em Cajazeiras. Todos os órgãos estão sob o comando de Chico, como, HRC, Educação, Saúde, etc.

Ele apontou que diversos nomes históricos do PSB também têm discutido mudanças partidárias, sem que isso configure, necessariamente, uma ruptura com o governador.

“Se mudar de partido significa rompimento, nessa tese Gervásio MaiaRicardo Barbosa, Rafaela Camaraense, João Gonçalves, Anísio Maia, apenas para citar alguns filiados do PSB que já se manifestaram publicamente sobre mudança de partido também estariam ‘rompendo’, afirmou.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: